24 outubro, 2013

Além da Escuridão - Star Trek (Star Trek Into Darkness, EUA, 2013).


Além da Escuridão - Star Trek possui a mesma estrutura do filme anterior, lançado em 2009, o que nem de longe é um aspecto ruim, apenas reforça a "mão" dos envolvidos, que com este segundo filme sedimentam de vez um "novo" olhar acerca do universo trekker, estabelecendo assim novas referências e um direcionamento, pelo menos em parte, distinto dos demais filmes da franquia. Um tanto mais denso e, por que não, sério que o filme de 2009, este capítulo do meio de uma possível trilogia mantém o bom nível do seu antecessor, acertando na maior parte das vezes e cumprindo sua função principal: a de "adaptar" o cânone trekker aos olhos dos jovens 2.0.

Novamente dirigido pelo spielberguiano J. J. Abrams (Missão: Impossível III) e escrito pela dupla Alex Kurtzman e Roberto Orci (Transformers), ao lado do lostiano Damon Lindelof (Prometheus), o filme abre com uma típica sequência de apresentação que, apesar de divertida e recheada de ação e bom humor, acrescenta muito pouco à narrativa principal, pois mesmo o elemento cujo cerne é o afastamento do então capitão Jim Kirk do comando da espaçonave Enterprise não é bem sustentado, não sendo então necessário toda aquele barulho para que pudéssemos chegar a dada conclusão. Sendo assim, se por um lado o prólogo soa interessante do ponto de vista do espetáculo, no âmbito funcional a coisa já não sai tão bem.

O ritmo do filme é acertado - mérito dos montadores Maryann Brandon (Star Trek) e Mary Jo Markey (As Vantagens de Ser Invisível) -, equilibrando bem o clima mais denso do filme (afinal de contas, tem-se um "quê" de terrorismo no ar) com as várias sequências de ação que o pontuam (nem todas necessárias, mas sempre bem orquestradas) e a trilha sonora de Michael Giacchino (Up - Altas Aventuras) ajuda a sedimentar a sensação de dever cumprido. Todavia, apesar de não ter nenhum grande problema no sentido narrativo, falta algo no roteiro de Orci, Kurtzman e Lindelof. As conexões funcionam, inclusive a "revisão" de um ícone da franquia, mas o fio condutor, algo na essência da trama não soa tão perfeita, deixando um gostinho de quero mais, um sentimento de que faltou algum detalhe. Este não é o primeiro filme conduzido por J. J. Abrams que aparenta ser mais do que é. Contudo, por ter uma temática um tanto mais "séria" do que outros trabalhos do cineasta, a possível falta de "conteúdo" - possível, não é uma sentença fechada - acaba transparecendo mais do que em outros títulos do pupilo de Steven Spielberg e George Lucas (tanto é que acabou assumindo a franquia Star Wars).

Se alguns detalhes da trama geram discussão, acredito eu que a presença de Benedict Cumberbatch (Cavalo de Guerra) como o grande "vilão" do filme seja exaltada por todos aqueles que o conferiram. Sério, discreto e minimalista, o britânico entrega aqui o que infelizmente Eric Bana (Munique) não pôde no longa anterior (não pela falta de talento do ator, mas sim pelo pouco espaço dado pelo roteiro no que tange ao desenvolvimento de seu personagem, Nero), usando e abusando da "fala mansa" e do poderio de sua voz (não à toa Cumberbatch foi chamado para "ser" a voz do dragão Smaug, na trilogia cinematográfica O Hobbit, de Peter Jackson). Realmente o ator é um grande achado e, comparações à parte, faz um ótimo trabalho neste filme.

Se no filme anterior já era perceptível a existência de um foco maior na relação Kirk (Chris Pine, de Incontrolável) e Spock (Zachary Quinto, da série American Horror Story) em detrimento do terceiro elemento McCoy "Magro" (Karl Urban, de Dredd), aqui este distancia-se ainda mais dos dois primeiros. Acredito eu que, se por um lado isto destaca as personas de Kirk e Spock, por outro diminui bastante a importância de McCoy, que na série clássica e nos filmes anteriores funcionava como instrumento de equilíbrio entre os dois primeiros. Certamente tal abordagem não desqualifica ou diminui o filme, mas o enfraquece um pouco.

Dono de ótimos efeitos visuais - possivelmente o filme ganhará uma indicação ao Oscar -, com um elenco mais maduro e a vontade e atraente como peça de entretenimento, Além da Escuridão - Star Trek dá prosseguimento aos elementos apresentados no longa de 2009 e mantém a mesma "pegada", adicionando uma camada a mais de seriedade (alguns brincam comparando-no com Batman, o Cavaleiro das Trevas, de Christopher Nolan), mas permanece menos cerebral do que a série Star Trek costumava ser. Particularmente sinto falta daquela pegada, especialmente pelo fator inovação que esta trazia - enquanto nos filmes das décadas de 1970 e 1980 vez ou outra surgia algum equipamento ou ideia que futuramente sairia do âmbito ficcional e seria "aproveitada" na "vida real", pouco (ou até mesmo nada) disto é visto no novo Star Trek, o que, ao meu ver, o enfraquece conceitualmente -, mas é inegável que veia espetáculo do filme de Abrams é atraente e, por que não, bem executada.

Há quem diga que este filme não é Star Trek, mas prefiro acreditar que seja. Entendo que o detalhe é que este encontra-se formatado para um outro público, uma audiência de uma outra época, o que não o torna nem perfeito nem horroroso, mas sim uma obra adaptada ao seu tempo. Vejo Além da Escuridão - Star Trek como um bom filme de aventura espacial, que apresenta charme próprio e tem poder de convencimento suficiente para formar um novo público, mas obviamente poderia ter sido menos "acomodado" e buscado alçar voos bem maiores, "indo aonde nenhum homem jamais esteve".

AVALIAÇÃO
TRAILER

Mais Informações:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Concorda com o texto? Comente abaixo! Discorda? Não perca tempo, exponha sua opinião agora!