27 setembro, 2014

Hércules (Hercules, EUA, 2014).


Um dos últimos títulos a ser lançado no período dos blockbusters - o Brasil recebeu o filme com certo atraso -, Hércules é mais uma obra que pode ser categorizada como uma revisão de uma revisão (!). Baseada em uma história em quadrinhos que por sua vez é inspirada no clássico mito grego, o filme apresenta uma espécie de casamento entre Rei Arthur, de Antoine Fuqua e Troia, de Wolfgang Petersen, já que sua abordagem abraça a "desmistificação" do mito, tentando torná-lo o mais realístico possível. Todavia, apesar da boa vontade, fica óbvio na tradução estabelecida por Brett Ratner (diretor), Ryan J. Condal e Evan Spilotopoulos (dupla de roteiristas) que o tal "realismo" será posto apenas quando conveniente, visto a quantidade de sequências de ação (em especial a do desfecho da obra) que beiram ao absurdo. Falando em ação, esta, apesar de bem orquestrada, carece de impacto, resultado deveras simplória. Talvez o grande destaque do filme resida na performance de Dwayne Johnson (Sem Dor, Sem Ganho), que acaba por comprovar de vez que é sim o mais talentoso dos action heroes pós geração anos 1980 (leia-se geração Mercenários), pois além de carisma, o ator apresenta boa densidade dramática, além de um ótimo timing cômico (pouco explorado aqui, mas ainda assim empregado pelo ator). Hércules conta ainda com as participações de Rufus Sewell (Cidade das Sombras) - caricato, mas carismático! -, Ian McShane (Jack - O Caçador de Gigantes) - divertido -, Joseph Fiennes (Shakespeare Apaixonado) - horrível - e John Hurt (A Chave Mestra) - exagerado - e com uma trilha sonora correta (a cargo de Fernando Velásquez, do terror Mama), mas as contradições de sua abordagem e as cenas de ação pouco inspiradas (além do 3D desnecessário) deixam o filme abaixo da média das demais obras do gênero. Logo, caso você queira ver uma grande adaptação do mito grego, sugiro que passe primeiro pela animação lançada pela Disney em 1997 e só depois confira esta abordagem (quase) pé no chão.

 ½

TRAILER


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