23 junho, 2012

Protegendo o Inimigo (Safe House, EUA/AFS, 2012).


Não há muito o que falar de Protegendo o Inimigo. Um thriller de ação eficiente, que segue a "fórmula", mas que ao mesmo tempo guarda alguns bons momentos de surpresa, este filme dirigido pelo sueco Daniel Espinosa (Easy Money) e estrelado pela improvável dupla formada por Denzel Washington (Dia de Treinamento) e Ryan Reynolds (Lanterna Verde) é uma obra de entretenimento recheada de cenas de ação e suspense, que mesmo com alguns vícios do gênero - e a inegável influência advinda da bem-sucedida e relativamente melhor acabada trilogia Jason Bourne - diverte do início ao fim.

Entretanto, apesar da competência da produção, alguns elementos me causaram um certo incômodo. Em primeiro lugar, a opção estético-visual do diretor Espinosa, que opta por um estilo de montagem e composição de imagem granulada que lembra bastante os últimos filmes do diretor Tony Scott (Chamas da Vingança, O Sequestro do Metrô 123). Não que utilizar estes elementos sejam exclusividade de Scott, todavia o que acontece aqui é o excesso de tal abordagem, o que pra mim acaba por causar um certo cansaço ao espectador durante a projeção.

Outro aspecto frágil de Protegendo o Inimigo acontece no terceiro ato do filme, quando acompanhamos  um plot-twist que traz algumas revelações à trama - bastante tenso, por sinal -, só que o desfecho do mesmo acaba se revelando clichê em demasia, até mesmo um tanto quanto forçado, causando um sentimento de "já vi isso antes" no espectador. Sendo assim, apesar de não comprometer todo o envolvimento para com o filme, esta sequência também não o ajuda a se estabelecer como um dos grandes títulos do gênero.

Afora isso Protegendo o Inimigo é um filme divertido e intrigante do início ao fim, praticamente se espaço para respiro para o público espectador. Além disso, traz boas performances de Denzel Washington e Ryan Reynolds. Enquanto este realmente surpreende ao trazer tons de fragilidade, seriedade e humanidade ao agente da CIA que interpreta, o primeiro atua mais uma vez no piloto automático, no entanto em um ou dois momentos consegue mostrar o por que de ser considerado um dos melhores atores da atualidade, além de utilizar como poucos seu imenso carisma a favor do seu personagem. Além da dupla, o filme conta com as presenças de Brendan Gleeson (O Guarda), Vera Farmiga (Contra o Tempo) e Sam Shepard (Os Eleitos) em papeis menores. Em suma,  Protegendo o Inimigo  não vai mudar sua vida ou te apresentar uma trama incrivelmente original ou surpreendente, porém, para aqueles que gostam de filmes do gênero, possui todas as características para agradá-los.

AVALIAÇÃO:
Trailer:


Mais informações:
Bilheteria: Box Office Mojo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Concorda com o texto? Comente abaixo! Discorda? Não perca tempo, exponha sua opinião agora!