27 julho, 2012

Jornada nas Estrelas II: A Ira de Khan (Star Trek II: The Wrath of Khan, 1982, EUA).


"Nos confins do universo reside o início da vingança". (Frase do cartaz promocional do filme).
Completando 30 anos em 2012, Jornada nas Estrelas II: A Ira de Khan, sequência do sucesso de 1979, apresenta um nítido avanço no que tange ao ritmo e equilíbrio entre ação e drama em comparação ao título anterior, tornando-se assim um filme mais interessante do que aquele.  Contando também com o acréscimo de um vilão bem mais interessante, o Khan do título, interpretado pelo saudoso Ricardo Montalban (o mr. Roark do célebre seriado norte-americano A Ilha da Fantasia), além da não necessidade de uma longa apresentação do plantel principal de personagens (os tripulantes da nave espacial Enterprise), o filme dirigido e co-escrito por Nicholas Meyer (Um Século em 43 Minutos) apresenta um enredo menos ligado a exploração do desconhecido (como o filme original), mas sim uma espécie de versão espacial de Moby Dick, numa história de vingança particular do personagem de Montalban contra a figura do Capitão James Kirk (o falastrão William Shatner).

Apesar de possuir uma premissa menos filosófico e "intimista" do que a do filme anteriorJornada nas Estrelas II: A Ira de Khan consegue equilibrar melhor a veia sci-fi visionária com o senso e ritmo de um longa de entretenimento para a massa, conduzindo com primazia a trama estilo gato contra o rato, ao mesmo tempo em que especula acerca de um dos maiores sonhos do ser-humano, o de criar vida, além de possuir um desfecho inesperadamente dramático, onde acompanhamos a morte de um dos mais queridos personagens da franquia.

Tecnicamente similar ao primeiro filme, esta sequência tem um pouco mais de ganho (no sentido de evolução) no que tange aos seus efeitos-visuais, um dos óbvios carros-chefe das produções deste gênero, no entanto estes acabaram por envelhecer em demasia aos olhos de hoje, em especial se compararmos com produções lançadas na mesma época, como Blade Runner, o Caçador de Androides, de Ridley Scott (filme este também de 1982) e até mesmo o capítulo final da trilogia clássica de Star Wars, O Retorno de Jedi. Obviamente isto não diminui a proposta do filme, entretanto atrapalha seu legado na área dos efeitos especiais se comparado a estas e outras produções não citadas de um período próximo.

Apesar de ser um filme divertido, A Ira de Khan não está livre de problemas. Dentre os de maior destaque encontra-se seu prelúdio monótono, praticamente repetindo a introdução do primeiro filme (apesar de claramente apresentar elementos que mostram a evolução do tempo em comparação aquele) e o arco do - spoilers a frente - filho de Kirk, que é pouco trabalhado e não encaixa de maneira orgânica à trama principal.  Mas talvez o pior defeito da trama seja a falta de espaço dado aos excelentes personagens coadjuvantes Spock (Leonard Nimoy), Dr. McCoy (DeForest Kelley) e Scott (James Doohan), devido ao foco quase que total ao "duelo" (nunca físico, é válido destacar) entre o Capitão Kirk e Khan.

Trocando um grande maestro (Jerry Goldsmith) por outro (James Horner) e mantendo a maior parte da concepção técnica (fotografia, figurino, direção de arte etc.) do filme anterior, Jornada nas Estrelas II: A Ira de Khan pode não ter o vigor e a imponência do filme primeiro, mas é mais divertido e eficiente do que o mesmo, além de ser considerado tanto pela crítica quanto pelo público como um dos melhores (quiçá o melhor) filme da longeva franquia Jornada nas Estrelas. Já para mim, o mesmo não é um espetáculo, mas guarda bons momentos e continua um entretenimento de qualidade, sem nunca deixar de pincelar algumas ideias de escopo maior.

AVALIAÇÃO:
TRAILER:

Mais informações:

Texto sobre Jornada nas Estrelas: O Filme (1979)
Texto sobre Jornada nas Estrelas III: À Procura de Spock (1984)
Texto sobre Jornada nas Estrelas IV: A Volta para Casa (1986)
Bilheteria: Box Office Mojo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Concorda com o texto? Comente abaixo! Discorda? Não perca tempo, exponha sua opinião agora!