01 julho, 2012

Poltergeist II: O Outro Lado (Poltergeist II: The Other Side, EUA, 1986).

Sequência do sucesso de 1982, agora sem as presenças de Tobe Hooper (diretor) e Steven Spielberg (produtor executivo), Poltergeist II: O Outro Lado tem a missão de fechar algumas arestas apresentadas no filme original, visto que retoma à saga da família perseguida por "espíritos" ao mesmo tempo em que apresenta alguns detalhes acerca do misterioso evento poltergeist. Apesar de não ser um filme ruim, tendo até mesmo alguns momentos tão bons quanto os do primeiro filme, esta sequência sofre por ser irregular, tendo uma direção trôpega a cargo de Brian Gibson (Tina) e um desfecho confuso e até certo ponto bobo, apesar de ser apoiado por excelentes efeitos visuais (pelo menos para a época).

Contando com o retorno do elenco principal - JoBeth Williams, Craig T. Nelson, Heather O' Rourke, Oliver Robins e Zelda Rubinstein - e do compositor Jerry Goldsmith (Alien, o 8º Passageiro) - talvez o maior destaque do filme, visto que compôs uma trilha tão impecável e climática quanto a do primeiro filme, que também contara com a sua assinatura  -, além das boas presenças de Julian Beck (realmente aterrorizante como o missionário Kane) e Will Sampson (conhecido por sua "performance" marcante em Um Estranho no Ninho), Poltergeist II gera interesse pela exploração do fenômeno extra-planar em si e pela apresentação da figura de Kane, que realmente é um ser sinistro, no entanto peca pela artificialidade do enredo e dos poucos momentos de horror apresentados, principalmente no clímax, que parece apressado demais.

Com certeza não é tão marcante quanto o longa de Hooper/Spielberg, mas está longe de ser um produto horrível, apesar de, mesmo com a exploração de elementos não apresentados anteriormente, não justificar sua existência, até por que o filme original, apesar de algumas arestas abertas, era um produto fechadinho. Ao meu ver é tão dispensável e interessante quanto as segundas partes de alguns dos melhores filmes de horror das décadas de 1970/1980, como O Exorcista II: O Herege e A Profecia II, mas ainda melhor do que muitos filmes "originais" da safra atual de horror. Poltergeist ainda renderia uma sequência em 1988, que amplia o questionamento de para onde vai agora?

AVALIAÇÃO: 
Trailer:

Mais informações:
Bilheteria: Box Office Mojo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Concorda com o texto? Comente abaixo! Discorda? Não perca tempo, exponha sua opinião agora!