13 fevereiro, 2013

Instinto Secreto (Mr. Brooks, EUA, 2007).


"O homem que tem tudo tem tudo para esconder" (Livre tradução da frase disposta no poster promocional do filme).
Apesar de ser um ator limitado, Kevin Costner (Pacto de Justiça) é um sujeito bastante carismático e sabe se posicionar em tela como poucos. Após os fiascos Waterworld - O Segredo das Águas e O Mensageiro sua carreira quase foi para o ralo, e é certo que desde então, apesar de ter se mantido atuante, inegavelmente há tempos não desperta atenção massiva do público (é válido destacar que em meados dos anos 1990 Costner era um dos mais bem sucedidos astros de Hollywood). Alternando sua carreira cinematográfica com a de músico (o ator possui um grupo country intitulado Kevin Costner and the Modern West), Costner segue conduzindo uma carreira menos ousada do que outrora, alternando participações em produções modestas como protagonista ou atuando como coadjuvante de luxo em produções mais badaladas e, apesar de não despertar mais o interesse de outrora, mantém o carisma e o jeitão de herói em alta, até mesmo ao compor o enigmático e bipolar Mr. Brooks no thiller Instinto Secreto, de Bruce A. Evans.

Espécie de modernização do clássico romance O Médico e o Monstro, de Robert L. Stevenson, Instinto Secreto é sagra-se como um suspense eficiente e de certa forma distinto, especialmente pela curiosa abordagem psicológica dada ao protagonista interpretado pela dupla Kevin Costner e William Hurt (A Vila) - que resguardam a ligação com romance de Stevenson, pois Hurt acaba representando a personalidade "malvada" de Mr. Brooks - e pelo fato do vilão ser conduzido como o mocinho do filme, dilema este que incomoda o personagem, mas que possivelmente passará batido pelos espectadores, que certamente ansiarão pela próxima vítima do perturbado Mr. Brooks. O diretor Bruce A. Evans, mais conhecido pelo roteiro de Conta Comigo, conduz com competência a produção e se não faz um filme imperdível, pelo menos apresenta uma obra de entretenimento bastante eficiente, graças ao seu trabalho como roteirista e a competência e carisma de seus dois protagonistas.

Talvez os pontos mais fracos da trama de Instinto Secreto sejam as encabeçadas por Demi Moore (Desconstruindo Harry) e Dane Cook (Eu, Meu Irmão e Nossa Namorada). Enquanto aquela encontra-se bem em tela, mas sua personagem parece caminhar a margem do cerne do filme (ou seja, grande parte de suas cenas poderiam ser descartadas com um mínimo de prejuízo à trama), Cook não convence em um papel mais "dramático", o que poderá fazer com o que o espectador torça com mais afinco para que seu personagem seja assassinado por Mr. Brooks. No âmbito técnico, apontaria como ponto fraco a trilha sonora de Ramin Djawadi (série Game of Thrones), que investe em uma mistura de sons eletrônicos e sintetizados que pouca agregam ao filme, especialmente no quesito tesão. Não chega a estragar algumas cenas, mas certamente gera certo incômodo desnecessário nelas.

Misturando elementos de filmes criminais com toques psicológicos, especialmente na composição do personagem de Costner não como um sujeito maléfico, mas sim como possuidor de uma patologia particular, que o mesmo atribui como um vício em cometer assassinatos - chega a ser cômico quando o personagem participa de reuniões dos alcoólicos anônimos, apesar de não deixar de ser uma boa sacada -, o filme acaba despertando mais interesse pelo estudo deste personagem do que pela caçada liderada pela personagem de Moore ao assassino serial. 

Sucesso mediano de bilheteria e crítica, Instinto Secreto pode não ter trazido Kevin Costner de volta ao rol dos grandes astros ou iniciado nova uma franquia cinematográfica (o plano inicial de Evans era a realização de uma trilogia), mas sagra-se como uma boa revisão do clássico de  Robert L. Stevenson e um, acima de tudo, como um thriller competente, que possivelmente não se tornará um marco do gênero, mas funciona como uma boa peça de entretenimento. Além do mais, é sempre bacana acompanhar Costner se divertindo quando atuando e não preocupado em fazer um espetáculo.

AVALIAÇÃO
TRAILER

Mais Informações:
Bilheteria:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Concorda com o texto? Comente abaixo! Discorda? Não perca tempo, exponha sua opinião agora!