24 agosto, 2012

Irma Vap - O Retorno (BRA, 2006).


Carla Camurati é conhecida por ser diretora do filme que é considerado o marco do renascimento cinematográfico brasileiro, Carlota Joaquina, Princesa do Brasil, de 1994. Particularmente não gosto do filme, muito menos sua configuração histórica, mas é mais do que óbvio seu papel para diversos outros títulos que aportariam nos cinemas brasileiros em seguida, em especial por este ter sido um inesperado sucesso de bilheteria. No entanto, Camurati também comandou esta espécie de sequência/homenagem a premiada peça teatral O Mistério de Irma Vap, de Charles Ludlam, que permaneceu em cartaz por muitos anos tendo como protagonistas Marco Nanini (Copacabana) e Ney Latorraca (Das Tripas Coração). Eis que a diretora se une aos dois e traz essa nova versão dos palcos às telas.

É notória a homenagem a arte do teatro em Irma Vap - O Retorno, desde a utilização de várias papeis para apenas dois atores à carregada interpretação dos mesmos, que usam e abusam da gestualidade, das caras e bocas para compor tais personas. Apesar de ser vendido como uma comédia, o filme não tem tanta graça, sendo sua trama de "mistério" bem mais interessante do que a tentativa de humor empregada pelos roteiristas Adriana Falcão (de A Mulher Invisível e da série A Grande Família), Melanie Dimantas e a própria Camurati. O grande barato do filme reside mesmo no talento e carisma do elenco envolvido, em especial dos protagonistas Nanini e Latorraca, que simplesmente brilham em tela e parecem divertir-se a cada quadro filmado.

Apesar de ter certa experiência em cinema, visto que dirigiu alguns outros filmes, ao meu ver a técnica cinematográfica de Carla Camurati é simples demais, bem mais próxima a tevê do que ao próprio cinema, o que deixa o filme com uma cara de especial de fim de ano para tevê ou até mesmo teatro filmado, o que não desmerece o mesmo no âmbito conceitual, mas não respeita o ambiente a que propôs visitar, neste caso a sétima arte. No entanto, apesar desta abordagem técnica frágil, não é justificada a torcida de nariz por parte do público e da crítica ao filme na época do seu lançamento, visto que o mesmo não teve nem boas avaliações nem foi um sucesso de bilheteria.

Irma Vap - O Retorno é um trabalho interessante e divertido, que destaca bastante seu ótimo elenco, mas que deixa a desejar na profundidade narrativa, além de não atingir completude na proposta da homenagem à peça teatral, já que o filme subtende que o público conheça-a previamente, o que pelo menos ao meu ver não foi uma opção acertada. No final, apesar do sentimento de nostalgia pela arte teatral em si - muito graças ao ótimo trabalho de Nanini e Latorraca - ficou mais a curiosidade de acompanhar a verdadeira história (nos palcos) de Irma Vap do que satisfação pelo acompanhado, o que pode ser interpretado como bom ou não, cabe julgar àqueles que também conferirem o filme.

AVALIAÇÃO:
TRAILER:

Mais informações:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Concorda com o texto? Comente abaixo! Discorda? Não perca tempo, exponha sua opinião agora!