18 agosto, 2012

Jogos Vorazes (The Hunger Games, EUA, 2012).


"As probabilidades podem ser sempre em seu favor". (Texto que estampa o poster de Jogos Vorazes).
Dono de uma das maiores arrecadações da temporada 2012, Jogos Vorazes é um raro filme para o público jovem que apresenta lampejos de discussão e análise acerca de elementos presentes na vida moderna, como política, veículos midiáticos, psicologia e até mesmo filosofia. É claro que, como tem por base um livro (uma serie de livros, a bem verdade) escrito para o público infanto-juvenil nesses tempos de corretismo político, tais questionamentos são explorados no filme de maneira bastante diluída, não tendo tanto destaque em comparação ao escopo do filme, mas não deixa de representar uma luz em comparação aos demais filmes teen sem tanta substância que surgem ano após ano.

Contendo ecos de obras distintas como o filme oitentista O Sobrevivente e do mangá Battle Royale, esta adaptação da obra de Suzanne Collins é divertida e bem executada, aposta na simplicidade da trama, no desenvolvimento dos personagens centrais - é passado mais de uma hora de projeção antes que o jogos do título realmente iniciem - e no carisma do elenco, recheado de bons nomes em pequenos e grandes papéis.

O primeiro destaque obviamente recai na intérprete de Katniss, Jennifer Lawrence (Inverno da Alma), que através de pequenos detalhes em sua expressão e gestos consegue dar uma profundidade interessante a sua personagem, além do seu carisma natural. Josh Hutcherson (Abc do Amor) também aparece bem no filme, sendo Peeta, companheiro de Distrito (nomenclatura que referencia as regiões desta realidade futurista) de Katniss, mas este não se mostra tão a vontade e dedicado quanto Lawrence. Donald Sutherland (Cold Mountain) pouco aparece, mas não faz feio, entretanto o grande destaque dos personagens coadjuvantes reside no sempre simpático e carismático Woody Harrelson (Um Tira Acima da Lei), que vive Haymitch, o instrutor de Katniss. Completam ainda o elenco principal nomes como Elizabeth Banks (Três Vezes Amor) - sem sal -, Stanley Tucci (Capitão América: o Primeiro Vingador) - também hilariante -, Liam Hemsworth (A Última Música) - conhecido como o irmão do Thor -, Wes Bentley (Beleza Americana) e o cantor Lenny Kravitz (Preciosa, uma História de Esperança).

Quanto ao aspecto técnico, o filme tem suas falhas. Os efeitos visuais não são espetaculares, mas não chegam a comprometer, apesar de entregar o "médio" orçamento do filme (cerca de 78 milhões de dólares),  que por sinal foi uma bagatela, em comparação a outras grandes produções do estilo. A direção de arte e o figurino do filme também se destacam, em especial este último, que apresenta uma curiosa conceitualização visual para distinguir a classe abastada da inferior. Quanto à trilha sonora, James Newton-Howard (Batman Begins) constrói temas interessantes, que pontuam bem o filme, em especial por equilibrar os momentos de sua presença com os momentos de silêncio, no entanto nenhum tema fica gruda na mente após o encerramento do filme. Por fim, mas não menos importante, o diretor e co-roteirista Gary Ross (Seabiscuit, Alma de Herói) mostra-se eficiente ao apresentar este novo mundo e conduzir a aventura com cara de distopia de forma eficiente, tendo apenas algumas dificuldades na condução das sequências de ação, que soam truncadas, mas juntamente a Billy Ray (Intrigas de Estado) e a autora da obra original aborda de maneira orgânica e crível o clima de romance entre os personagens de Lawrence e Hutcherson.

Raro produto que consegue equilibrar interesse e deslumbre visual da mesma forma, Jogos Vorazes pode ser apenas o primeiro capítulo de uma trilogia, mas funciona sozinho e funciona como entretenimento de verão. É certo que sua abordagem distópica simplificada e a apresentação de alguns temas mais complexos de maneira muito rápida acaba prejudicando o potencial do filme, mas o mesmo não perde em interesse e competência, até por que, apesar de ser dono de um certo diferencial em comparação a outras produções de público similar, não deve ser avaliada fora de sua alçada. Em suma, Jogos Vorazes é um filme com a finalidade-mor de entreter feito para o público jovem e neste aspecto cumpre bem sua função. É certo que ao término do filme não me foi despertado desejo de ler a obra literária na qual o filme se baseia, mas posso dizer que senti vontade de acompanhar o desenrolar desse mundo nas telas de cinema. Sendo assim, que venha Em Chamas.

AVALIAÇÃO:  
TRAILER:  

Mais informações:
Bilheteria: Box Office Mojo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Concorda com o texto? Comente abaixo! Discorda? Não perca tempo, exponha sua opinião agora!