25 março, 2012

Capitão América: O Primeiro Vingador (Captain America: The First Avenger, EUA, 2011).



Capitão América: O Primeiro Vingador não é um filme perfeito ou original, entretanto tem um clima de matinê e uma aura oitentista que o fazem interessante, desde o tom inocente e a simplicidade do roteiro (que tem muito da origem do personagem nas histórias em quadrinhos dos anos 1940) até as bem definidas personalidades das personagens, facilmente reconhecíveis como heróis ou vilões. Ou seja, o filme tem em cerca de duas horas todas as características possíveis para agradar a criançada em busca de "novos" super-heróis, ou seja, heroísmo classíco, vilão maluco com um plano maluco, diálogos espertos e um roteiro sem muitas firulas.

Com certeza o melhor trabalho de Joe Johsnton (Mar de Fogo) na direção, Capitão América: O Primeiro Vingador soa apenas fraco no desenvolvimento das cenas de ação - muitas excessivamente apressadas e algumas montadas de maneira desconexa - e na caracterização do vilão Caveira Vermelha (a cargo do eterno agente Smith de Matrix, Hugo Weaving), que apesar de acertar no tom, exagera na caricatura, extrapolando até mesmo aquilo que o filme propõe. Entretanto, tem uma das melhores ambientações dos filmes recentes da Marvel Studios e uma direção de arte e fotografia primorosos. Os efeitos visuais, se não surpreendes, surgem corretos na maior parte do filme.

Chris Evans (Sunshine - Alerta Solar) está super a vontade e competente como Steve Rogers/Capitão América, surpreendendo principalente a mim pela seu misto de delicadeza e força ao compor o personagem. Tommy Lee Jones (M.I.B. - Homens de Preto) traz mais do mesmo ao seu personagem, mas diverte em alguns momentos (talvez pela canastrice), Hayley Atwell (O Sonho de Cassandra) traz beleza a personagem, enquanto Stanley Tucci (Um Olhar do Paraíso), apesar da curta aparição, constrói um personagem carismático e que causa empatia imediata no espectador.
Competente por se entregar ao clima de fantasia e reverente à escola de filmes de aventura dos anos 1980 (o diretor Johnston começou nesta década),  Capitão América: O Primeiro Vingador não é um filme excepcional, mas cumpre bem o esperado e soa divertido em quase toda a sua projeção, só desempolgando em seu encerramento, muito por ser truncado e abrupto - o pseudo-final com as crianças brincando com um "escudo" do personagem é bonito, mas soa incompleto devido a falta de nexo com o que viria a seguir -, parecendo mais interessado em mostrar que o personagem será um dos integrantes do projeto Vingadores do que em encerrar o seu ciclo (super dramático, por sinal) de maneira mais épica e emocionante, coisa que o personagem merecia.

AVALIAÇÃO: 8 de 10.

Trailer:


Mais informações:

Capitão América: O Primeiro Vingador

Bilheteria: Box Office Mojo

IMDb - Internet Movie Database:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Concorda com o texto? Comente abaixo! Discorda? Não perca tempo, exponha sua opinião agora!