09 março, 2012

A Morte Pede Carona (The Hitcher, EUA, 1986).


- De onde você é?, pergunta um policial.
- Disneylândia!, responde John Ryder.
A Morte Pede Carona não é um filme com muita coerência e é justamente devido a isso que funciona. Preocupando-se apenas com a manutenção da tensão e do suspense, o filme estrelado pelo até então astro teen C. Thomas Howell (Vidas Sem Rumo) e pelo eternamente caracterizado como louco ou outsider nos anos 1980, Rutger Hauer (Blade Runner), deixa de lado a verossimilhança e lógica para criar sua atmosfera de terror, onde um caronista (Hauer) persegue físico e psicologicamente um jovem (Howell), sem nunca apresentar um propósito ou motivação para tais ações.

Com trilha-sonora típica da época (a cargo de Mark Isham), trama concentrada mais no clima do que no desenvolvimento dos personagens (que é quase nulo) e possuidor de ótimas soluções visuais (arrisco dizer que o hoje desconhecido e inespressivo diretor do filme, Robert Harmon, possuía certo talento e aparentava saber como filmar. No entanto, seu filme com maior importância após A Morte Pede Carona talvez tenha sido o duvidoso Vencer ou Morrer, estrelado por Jean-Claude Van Damme e só, visto que hoje o mesmo se dedica a produções feitas para TV), este filme foi marcante em sua época, tanto que gerou um remake lançado em 2007, que conferi aantes do original e que, em essência, consegue manter o apresentado no filme de 1986, entretanto sem a mágica peculiar da época, o recalque da produção (as cenas de explosões e perseguições continuam ótimas até hoje) e sem a peculiar interpretação do holandês Rutger Hauer., sendo assim na verdade não necessária a sua existência. Ou seja, caso tenha que escolher uma das versões para assistir, não pense duas vezes, opte pela de 1986.

Enfim, A Morte Pede Carona é competente no que se propõe e sobreviveu ao tempo. Obviamente, sua trama não tem pé nem cabeça, mas como citado acima é justamente a partir do non-sense que o filme cresce e consegue alimentar sua tensão crescente, culminando num final apoteótico e de violência ímpar, como todos os bons títulos da época primavam em carregar. A título de curisidade, é válido destacar as presenças de Jennifer Jason Leigh (voltando a trabalhar com Hauer após o filme Conquista Sangrenta, de Paul Verhoeven) e de um ainda jovem Jeffrey DeMunn (ator mais conhecido por suas participações no filme O Nevoeiro e na série de TV The Walking Dead).


AVALIAÇÃO: 7 de 10.

Trailer:



Mais informações:

A Morte Pede Carona

Bilheteria: Box Office Mojo

IMDb - Internet Movie Database:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Concorda com o texto? Comente abaixo! Discorda? Não perca tempo, exponha sua opinião agora!