06 março, 2012

A Onda (Die Welle, ALE, 2008).



"A onda vive!" (Tim Stoltefuss).
" Poder pela disciplina. Poder pela comunidade. Poder pela ação."  (mantra totalitarista citado pelo filme).
Contundente e corajoso, A Onda nada mais é do que um retrato de que tendências de domínio totalitaristas rodeiam nosso cotidiano desde sempre. Como seres facilmente manipuláveis, somos alvo de nossas próprias tendências à dominação, busca e permanência pelo e no poder e alienação. Transferindo conceitos proeminentes nos regimes fascistas e nazistas do século XX para uma sala de aula (com a premissa de praticar um exercício histórico-analítico, que fique bem claro), A Onda apresenta o nascedouro da ideia de autocracia e sua posterior degradação dentro e fora da sala de aula, resultando assim em consequências de ordem de intolerância e violência não previstas pelo professor (Jürgen Vogel). 

Apesar de um ou outro traço de tendenciosidade (algumas soluções aparecem mais simples do que deveriam), o filme do alemão Dennis Gansel é brilhante principalmente em apresentar a linha tênue entre análise de um conceito unanimamente malfadado e sua automática utilização pelos alunos adolescentes (devido à inexperiência e curiosidade provenientes da idade, estes são sujeitos mais suscetíveis e influenciáveis a tal prática, mostrando conflitos que possuem a força de marcar o espectador de imediato. Entretanto, apesar de ser um filme politizado, Gansel o constrói de maneira dinâmica e, de certa forma, juvenil, tal qual o público-alvo abordado pelo longa.

A Onda serve como exemplo de que mesmo nessa era da globalização informatizada (aldeia global 2.0), onde a Internet e seus diversos gadgets reina como meio democrático de maior difusão de conteúdo (informação, tendências, comunicação etc.), a prática de métodos de manipulação e posterior dominação de ordem totalitaristas não estão tão distantes assim de nossa realidade. Um alerta muito bem vindo acerca da pequenez do ser-humano perante a si mesmo.

AVALIAÇÃO: 9 de 10.

Trailer:

Mais informações:

A Onda

IMDb - Internet Movie Database:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Concorda com o texto? Comente abaixo! Discorda? Não perca tempo, exponha sua opinião agora!