05 março, 2012

Poder Sem Limites (Chronicle, EUA, 2012).


"Garotos serão garotos" (tradução da chamada do poster promocional do filme).
Para mim Poder Sem Limites (finalmente um título nacional melhor do que o original) foi uma grata surpresa. Produção quase que independente apadrinhada pela major Fox, este filme nada mais é do que uma história de super-herói mostrada pelo ponto de vista de jovens que "descobrem" seus superpoderes. Entretanto, o grande destaque do longa encontra-se na aplicação do questionamento acerca dos limites do uso de tais habilidades sobre-humanas. Filme de estreia de Josh Trank, Poder Sem Limites mescla com competência os melhores de elementos de filmes como Hancock, da série Heroes e, principalmente do mangá/anime Akira, evidenciado na explosiva sequência final do filme americano.

Um outro aspecto bastante importante e notável da ambientação do filme encontra-se na caracterização do universo adolescente, no limite do insuportável, como geralmente este é na "realidade". Além disso, a problematização da relação pai e filho e as fragilidades advindas deste choque, além de citações diversas a pensadores do naipe de Schopenhauer e Platão, por exemplo, ilustram de forma orgânica e inteligente a trama de contornos "evolucionistas" (Darwin também é citado) e recheada de questionamentos objetivos sobre poder e corrupção e bem e mal. 

Entretanto, apesar das boas intenções, considero um equívoco a adoção da já tão cansada estratégia de apresentar o filme de forma documental, utilizando a provável desculpa de filmagens encontradas. Para mim, a história acaba muito dependente (e inverosímel em determinados momentos) justamente devido a isso. Talvez a adoção de uma estrutura convencional de filmagem engrandeceria ainda mais Poder Sem Limites, visto que se essa opção foi escolhida apenas para mascarar a utilização de efeitos visuais, a mesma não deu certo, pois os mesmos apresentam-se orgânicos e, se não são excelentes, se saem muito melhor do que o parco orçamento do longa (cerca de 12 milhões de dólares) parecia oferecer.

Contando com um elenco praticamente desconhecido mas muito bem escalado, Poder Sem Limites sagra-se como uma ótima surpresa da temporada de filmes de 2012, dando visibilidade ao diretor e co-roteirista Josh Trank - que provavelmente comandará mais um filme de super-herói, o reboot de Quarteto Fantástico - e comprovando que um gênero tão novo mas tão saturado como o de filmes de super-heróis pode sim dar vez ou outra um ar de novidade, mesmo que em produtos tão inesperados e discretos como este Poder Sem Limites, que apesar de não ter toda a produção e hype de títulos do mesmo estilo esperados para o corrente ano, como Motoqueiro Fantasma 2: O Espírito da Vingança (já em cartaz), Os Vingadores e Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge, surge com um conceito e conteúdo tão ou até mesmo mais interessante e bem-executado de que estes e demais filmes que abordaram heróis anteriormente. Um filme teen com conteúdo pra adultos.

AVALIAÇÃO: 8 de 10.

Trailer:

Mais informações:

Poder Sem Limites
Bilheteria: Box Office Mojo

IMDb - Internet Movie Database:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Concorda com o texto? Comente abaixo! Discorda? Não perca tempo, exponha sua opinião agora!