11 março, 2012

EdTV (EUA, 1999).


Divertido e despretensioso, EdTV pegou carona no sucesso de O Show de Truman apresentando um inusitado reality show onde acompanhamos o dia-a-dia deu um cidadão comum, Ed (Matthew McConaughey, de O Poder e a Lei). Entretanto, ao contrário do filme estrelado por Jim Carrey, EdTV deixa muito a desejar no que se refere ao conteúdo, visto que, apesar de tocar num tema rico e de interesse geral, praticamente nenhum questionamento mais apurado ou crítica aprofundada à produção televisiva, criação de mitos, lavagem cerebral, banalização e espetacularização da programação é debatida, tornando assim o filme muito fraco no que se refere ao seu cerne. Contudo, apesar da falta de profundidade, como entretenimento passageiro o filme é bem construído - talvez um pouco longo -, contando com a presença do sempre marcante McConaughey (um ator limitado, mas com com um carisma ímpar) e de uma história que se não surpreendente, mantém o espectador atento até o final.

Dirigido por Ron Howard (Uma Mente Brilhante), faltou a EdTV um tanto de ousadia, visto que é quase certo que daria para adicionar mais conteúdo crítico à trama sem esta perder em termos de comicidade e interesse, pelo contrário, imagino eu que o filme poderia ficar até mesmo mais engraçado, vide o excelente resultado do citado O Show de Truman, por exemplo.

Fracasso de bilheteria (vai entender como este filme custou 80 milhões de dólares), EdTV é um filme irregular, mas diverte e passa longe de ofender. É dotado de uma linguagem de fácil compreensão (aspecto marcante na filmografia de Ron Howard) e apoia-se no carisma do personagem título e de seu intérprete. Não é imperdível, muito menos um dos melhores trabalhos de Howard e de McConaughey, porém mesmo assim vale a conferida.


AVALIAÇÃO: 6 de 10.

Trailer:

Mais informações:

EdTV

Bilheteria: Box Office Mojo

IMDb - Internet Movie Database:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Concorda com o texto? Comente abaixo! Discorda? Não perca tempo, exponha sua opinião agora!