06 março, 2012

Vidas Sem Rumo (The Outsiders, EUA, 1983).



"Mantenha-se dourado!" (Johnny Cade).
Talvez mais famoso pela constelação de futuros astros do que por suas qualidades como produto, Vidas Sem Rumo é um dos filmes comumente esquecidos da carreira de Francis Ford Coppola (O Poderoso Chefão). Adaptação de um romance de Susan E. Hilton, o filme é uma espécie de mistura de Conta Comigo com American Graffitti, porém com mais violência. Mostrando o confronto entre duas gangues de jovens nos anos 1960, os Greasers (de classe pobre) e os Socs (mais abastados), Coppola, juntamente a roteirista Kathleen Rowell, tenta lançar um retrato da época, principalmente no que se refere à rebeldia e as diferenças sociais, enquanto traça uma analogia para com a geração da época, neste caso dos anos 1980.

Apesar de não ser um trabalho ruim, Vidas Sem Rumo não é um filme imperdível, muito menos pode ser hoje considerado como um clássico, pelo contrário, de certa forma este até envelheceu mal. No entanto, ele traz algumas interpretações marcantes - em especial as do trio formado por Matt Dillon (O Selvagem da Motocicleta), C. Thomas Howell (E.T.: O Extra-terrestre) e Ralph Macchio (Karatê Kid - A Hora da Verdade) -, uma trilha sonora que mantém um bom clima, a cargo do pai de Francis Ford, o maestro Carmine Coppola (O Poderoso Chefão Parte III), além de um clima nostálgico e de certa forma mágico tão próprio aos longas concebidos nos anos 1980. 

Sendo assim, apesar de não ser marcante e essencial para a coleção de um cinéfilo, Vidas Sem Rumo pelo menos permanece vivo como registro cinematográfico de um dos melhores elencos de jovens promessas (muitas delas deram certo) da história do cinema, visto que, afora Dillon, Howell e Macchio, o filme ainda conta com as presenças de Emilio Estevez (Os Jovens Pistoleiros), Tom Cruise (Missão: Impossível), Patrick Swayze (Dirty Dancing), Rob Lowe (O Primeiro Ano do Resto de Nossas Vidas) e Diane Lane (Infidelidade), além do cantor Tom Waits (Drácula de Bram Stoker).  


AVALIAÇÃO: 6 de 10.

Trailer:

Mais informações:

Vidas Sem Rumo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Concorda com o texto? Comente abaixo! Discorda? Não perca tempo, exponha sua opinião agora!