"O homem que não se dedica a sua família nunca será um homem de verdade." (Don Vito Corleone).
Talvez o maior filme norte-americano ao lado de Cidadão Kane e de sua própria sequência, O Poderoso Chefão é fantástico do início ao fim, uma aula de como fazer cinema. Produção ambiciosa e muito criticada por supostamente enaltecer o crime, o filme de Francis Ford Coppola (Apocalypse Now) é na verdade a prova de que, não importa a condição do homem, o seio familiar é o local onde ele é concebido e verdadeiramente se encaixa, independentemente de atribuições de certo e errado. Grande sucesso de bilheteria e festejado pela crítica, O Poderoso Chefão ultrapassou com louvor a barreira do tempo e permanece como referência para outros filmes que abordam o universo da máfia até hoje, inclusive serviu como óbvia referência às suas sequências, lançadas em 1974 e 1990, respectivamente. Para mim, este e sua segunda parte são, juntamente à Era uma Vez na América, de Sergio Leone, os melhores filmes que já vi em toda a minha vida.
Dentre suas marcas, O Poderoso Chefão tem como possíveis destaques a incontestável performance de Marlon Brando (Uma Rua Chamada Pecado) como o patriarca don Vito Corleone - física e mentalmente perfeito -, a revelação dos até então desconhecidos Al Pacino (Scarface), que viria a dominar a indústria cinematográfica poucos anos depois, James Caan (Louca Obsessão), Diane Keaton (que viria a se tornar uma das musas de Woody Allen) e Robert Duvall (Apocalypse Now), além da marcante e posteriormente imitada trilha sonora assinada pelo maestro Nino Rota. Será que alguém nunca ouviu pelo menos um trecho de suas invejáveis notas? Duvido muito.
Enfim, poucas linhas não bastam para comentar e discutir a importância histórica, a atemporalidade e as qualidades técnicas desta ousada obra cinematográfica, vencedora do Oscar de Melhor Filme, Ator (Brando) e Roteiro Adaptado (Coppola e Mario Puzzo).
AVALIAÇÃO: 10 de 10.
Trailer:
Mais informações:
O Poderoso Chefão
Bilheteria: Box Office Mojo
IMDb - Internet Movie Database:
- Francis Ford Copolla - Diretor e co-roteirista
- Mario Puzo - Roteirista
- Marlon Brando
- Al Pacino
- James Caan
- Robert Duvall
- Talia Shire
- Diane Keaton
- Nino Rota - Compositor
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Concorda com o texto? Comente abaixo! Discorda? Não perca tempo, exponha sua opinião agora!