24 fevereiro, 2012

O Poderoso Chefão Parte II (The Godfather Part II, EUA, 1974).

"Sei que foi voê, Fredo! Você partiu meu coração! Partiu meu coração!" (Michael Corleone).
"Se há algo certo nessa vida, se a história nos ensinou alguma coisa, é que se pode matar qualquer um!" (Michael Corleone). 
No universo cinematográfico não é difícil existir uma sequência de um filme, entretanto, esta ser tão boa quanto à obra "original" é algo praticamente raro, quiçá melhor. Logo, um dos filmes a cruzar essa barreira é O Poderoso Chefão Parte II, filme este que é tão bom quanto o original, mas que possui identidade própria e dá prosseguimento a saga da família Corleone de forma interessante e distinta, visto que agora acompanhamos a jornada de Michael Corleone (Al Pacino, de Perfume de Mulher) sete anos após o fim da primeira parte e já estabelecido como novo "padrinho". Além disso, o filme inova ao apresentar simultâneamente à saga de Michael o passado da família Corleone, através das origens de seu pai, Vito Corleone, de sua infância na Itália até seu crescimento e ascenção nos Estados Unidos. Quase que dois filmes em um, O Poderoso Chefão Parte II é diferente e ao mesmo tempo semelhante a primeira parte, dando continuidade a história das personagens do filme anterior e investindo numa trama mais complexa, que envolve de política aos já abordados dilemas familiares, só que desta vez sob o olhar de Michael, que apesar de tentar emular o pai, transforma-se num capo bastante diferente desse, vivendo dilemas advindos tanto de sua personalidade como líder, quanto da situação político-econômico dos Estados Unidos no período abordado pelo filme. Em síntese, dilemas não faltam a este filme.

Destacar alguém em O Poderoso Chefão Parte II é algo difícil, entretanto não poderia deixar de citar a bela performance de Robert De Niro (Taxi Driver) como o jovem Vito Corleone, que consegue transmitir através da sutileza de olhares e movimentos - além da dicção - toda a essência da premiado interpretação de Marlon Brando (Sindicato de Ladrões) no filme anterior. Robert Duvall (Apocalypse Now) continua a entregar uma interpretação discreta e eficiente, mas para mim o grande destaque - e injustiça por não não ter angariado o prêmio de melhor atuação no Oscar - vai para Al Pacino, que como seu personagem cresce de forma grandiloquente durante a projeção, transmitindo ao espectador força e ódio de maneira fenomenal, conquistando o que só os grandes atores alcançaram, fazer com que o espectador torça, apesar de todas as falhas e crimes cometidos, para um "assumido" chefão da máfia. Sendo assim, O Poderoso Chefão Parte II é um filme tão bom, bem realizado e dotado de excelência quanto O Poderoso Chefão original e, para sintetizar em poucas palavras, é simplesmente sublime esse outro clássico assinado pelo grande Francis Ford Coppola (Apocalypse Now).

AVALIAÇÃO: 10 de 10.

Trailer:
 
 
Mais informações:

O Poderoso Chefão Parte II
Bilheteria: Box Office Mojo

IMDb - Internet Movie Database:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Concorda com o texto? Comente abaixo! Discorda? Não perca tempo, exponha sua opinião agora!