23 fevereiro, 2012

J. Edgar (EUA, 2011).

"Quando a moral declina e os homens de bem não fazem nada, o mal floresce (...) Uma sociedade indiferente e sem vontade de aprendender com o passado está condenada." (John Edgar Hoover).
O último trabalho realmente interessante de Clint Eastwood (Os Imperdoáveis) foi Gran Torino, de 2008. Desde então lançou títulos como Invictus e Além da Vida, que apesar do esmero, não são grandes exemplares na vasta filmografia do cineasta veterano. Sendo assim, J. Edgar, cinebiografia do tido como criador do FBI, John Edgar Hoover, infelizmente encaixa-se nesse segundo grupo. Não que o filme seja ruim, longe disso, entretanto parece faltar algo no íntimo do longa escrito pelo vencedor do Oscar Dustin Lance Black (Milk) que capture o espectador para a trajetória dessa excêntrica figurada história recente norte-americana. Leonardo DiCaprio (A Origem) está  bem como Hoover, tanto como um jovem de vinte e poucos anos, quanto idoso. Judi Dench (Notas Sobre um Escândalo) impressiona mais uma vez com sua força ao interpretar a mãe do protagonista. No entanto, ao contrário de DiCaprio, Armie Hammer (A Rede Social) aperece afetado demais na maior parte do tempo, prejudicando de certa forma a existência da "dúvida" com relação a sua homoafetividade, no que diz respeito à imprensa e a opinião pública da época. 

Além da falta de empatia com a história contada, outro aspecto frágil de J. Edgar está na maquiagem do personagem de Hammer, que apresenta-se exagerada, parecendo mais um amontoado de borracha do que realmente pele enrrugada pela idade. Apesar destes detalhes, a concepção visual do filme é muito bem feita, assim como o cuidado do elenco (à excessão é Hammer) em suas interpretações e a direção intimista de Eastwood, sempre competente. Enfim, apesar de oscilante, J. Edgar é um filme válido para introduzir pelo menos um pouco a figura deste querido e ao mesmo tempo temido personagem da história americana.

AVALIAÇÃO: 7 de 10.

Trailer:


Mais informações:

J. Edgar
Bilheteria: Box Office Mojo

IMDb - Internet Movie Database:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Concorda com o texto? Comente abaixo! Discorda? Não perca tempo, exponha sua opinião agora!