22 fevereiro, 2012

Três Homens em Conflito (Il Buono, Il Brutto, Il Cattivo / The Bad, The Good and The Ugly, ITA, 1966).

 "Existem dois tipos de homens neste mundo meu amigo: Aqueles com armas carregadas e aqueles que cavam, você cava." (Blondie - vulgo Lourinho, o Bom).
"Se vai atirar, atira, não fala". (Tuco, o Feio).

Filme que pôs de vêz os nomes de Sergio Leone (diretor), Clint Eastwood (ator) e Ennio Morricone (compositor) no hall dos grandes do cinema,  Três Homens em Conflito é tido como o encerramento da trilogia dos "dólares", composta ainda por Por um Punhado de Dólares (1964) e Por um Punhado de Dólares a Mais (1965), todos considerados marcos do intitulado faroeste spaguetti (filmes produzidos pelos Estados Unidos mas filmados e em grande parte atuados por atores italianos). Ainda mais ambicioso que os anteriores, Três Homens em Conflito sedimenta de vez a marca de Leone como realizador, onde o mesmo passa a optar cada vez mais pelas imagens em detrimento aos diálogos (a primeira palavra pronunciada no longa só é ouvida cerca de 10 minutos após o início do mesmo), como forma de contar uma história, personagens desenvolvidos de forma simples e objetiva (em geral homens brutos e anti-heróis com passado desconhecido) numa trama geral mais complexa, como o pano de fundo do conflito de secessão dos Estados Unidos etc.

Três Homens em Conflito é um clássico do cinema, ousado e atemporal. Estabeleceu novos mitos e tendências para o gênero western e inspirou cineastas de diversas nacionalidades. Com sua pegada de épico - além do pano de fundo bélico, o filme tem um corte de quase 3 horas de duração - Três Homens em Conflito nunca soa monótono, pelo contrário, o envolvimento para com os três personagens principais, em especial os interpretados por Clint Eastwood e Eli Wallach é imediato. Enfim, um clássico absoluto do cinema.

AVALIAÇÃO: 10 de 10.

Trailer:


Mais informações:

Três Homens em Conflito
Sergio Leone
Clint Eastwood
Lee Van Cleef
Eli Wallach
Ennio Morricone

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Concorda com o texto? Comente abaixo! Discorda? Não perca tempo, exponha sua opinião agora!