Drama memorável e arrebatador, dirigido por Clint Eastwood (J. Edgar), Menina de Ouro conquistou quatro estatuetas do Oscar: Melhor Filme, Diretor, Atriz (Hilary Swank) e Ator coadjuvante (Morgan Freeman). Entretanto, mais do que prêmios, este que pode ser considerado um dos filmes mais sensíveis de Eastwood, conquistou o coração do público e um lugar no hall de grandes filmes já feitos. Menos filme de boxe, mais drama de superação, Menina de Ouro é um filme que retoma o clichê como fonte de estudo e oferece a essência deste de maneira orgânica, sincera, visto que, do que mais são feitas as situações de nossas vidas senão de clichês."Ás vezes, o melhor modo de dar um soco é se afastar (...). Mas se você se afastar demais será derrotado" (Scrap citando uma fala de Frankie Dunn).
Hilary Swank (Meninos não Choram) dosa de maneira equilibrada emoção e força na concepção de sua personagem, honrando com mérito seu prêmio de melhor Atriz. Morgan Freeman (Um Sonho de Liberdade) é responsável mais uma vez para servir de escada para o desenvolvimento da história, sendo a figura que acompanha a trajetória e nos mostra através de seus olhos. Como sempre, Freeman cumpre seu papel com competência. Já Eastwood, que levou a estatueta de Melhor Direção, na minha opinião, deveria ter ganhado (também) a de Melhor Ator, visto que chega a ser espantoso - no bom sentido - acompanhar este que já foi tido como símbolo icônico da masculinidade no cinema, abrindo o coração e se encolhendo na angustiante e audaciosa conclusão do filme.
Um grande filme, Menina de Ouro traz através do seu equilíbrio narrativo mensagens de luta e esperança, enfim, de perseverança, sem soar banal ou forçado. Mostra o ideal, discute o ideal e, principalmente, diz o ideal, além de cortar o coração até mesmo dos mais secos. Não é o melhor filme dirigido por Eastwood, mas talvez este tenha a melhor atuação desse veterano.
AVALIAÇÃO: 9 de 10.
Trailer:
Mais informações:
Bilheteria: Box Office Mojo
IMDb - Internet Movie Database:
- Clint Eastwood - Diretor, Ator
- Paul Haggis - Roteirista
- Hilary Swank
- Morgan Freeman
- Jay Baruchel
- Anthony Mackie
- Michael Peña
Um filme pra sentir.
ResponderExcluir