27 fevereiro, 2012

O Aviador (The Aviator, EUA, 2004).

"Você me ensinou a voar, Howard. Eu assumirei o comando." (Katherine Hepburn falando com Howard Hughes).   
Raramente Martin Scorsese (Taxi Driver) erra a mão, e felizmente este seu O Aviador não se inclui neste caso. Cinebiografia do excêntrico magnata da aviação (também produtor de filmes), Howard Hughes -  interpretado com absoluta entrega por Leonardo DiCaprio (Ilha do Medo) -, esta superprodução é extremamente competente em apresentar as novas audiências as conquistas e tiques de um dos maiores empreendedores do século XX. Figura lendária, Hughes foi pioneiro no que se refere a quase tudo em que punha as mãos, além de comprar briga com gente graúda da política norte-americana. Infelizmente, seus problemas de ordem mental (principalmente esquizofrenia) e traumas de infância tornaram-se tão conhecidos quanto suas realizações. Indicado a melhor Filme tanto no Globo de Ouro quanto no Oscar de 2005, acabou sendo derrotado por Menina de Ouro, de Clint Eastwood

Contando com um elenco espetacular - em termos de renome e atuação -, dentre o qual cabe o destaque ao sempre talentoso Leonardo DiCaprio (que por sinal ganhou o Globo de Ouro por sua atuação, além de ter sido indicado ao Oscar), a camaleônica e vencedora do Oscar por sua versão da atriz Katherine Hepburn, Cate Blanchett (Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal) e a presença poderosa de Alan Alda (Jogada de Gênio), outro indicado ao prêmio da academia (categoria Ator Coadjuvante). Além destes reconhecidos pela crítica, nomes como os de John C. Reilly (Deus da Carnificina), Kate Beckinsale (Pearl Harbor), Alec Baldwin (Simplesmente Complicado), Ian Holm (O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel) e Jude Law (eXistenZ) marcam presença e também são primorosos em tela.

Apesar de não tão bem recebido na época de lançamento e seu gênero não pertencer a "zona de conforto" do veterano Scorsese, O Aviador é um filme bem acabado, que soa interessante do começo ao fim (tanto pela edição quanto pelo roteiro, a cargo de John Logan), esplondorosamente bem cuidado quanto aos quesitos técnicos, enfim, como todos os filmes assinados pelo mestre Martin Scorsese. Tudo isso em conjunto ao já destacado trabalho do elenco, é possível dizer que o espectador de O Aviador será transportado, quer queira ou não, para a mente do magnata Howard Hughes, um dos mais visionários, mas também mais esquistos empresários do século passado e permancer magnetizado durante suas quase 3 horas de duração.

AVALIAÇÃO:
Trailer:

Mais informações:

O Aviador
Bilheteria: Box Office Mojo

Filmes de MARTIN SCORSESE já comentados:

IMDb - Internet Movie Database:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Concorda com o texto? Comente abaixo! Discorda? Não perca tempo, exponha sua opinião agora!