28 março, 2012

Si Può Fare (ITA, 2008).


"Quando alguém está dormindo, precisa ser acordado". (Luca, personagem de Giovanni Calcagno).
O cinema italiano contemporâneo é conhecido pelo seu clima festivo, sua aura excessivamente positiva, um tanto quanto otimista quanto a visão de mundo. Si Può Fare (Dá Pra Fazer, em português) tranquilamente se encaixa nesse perfil, só que ao contrário dos títulos que investem na comédia de costumes ou no romance com pegada novelesca, o filme de Giulio Manfredonia transcende e, além de investir na emoção e simplicidade narrativa, traz uma forte carga social, destacando a possibilidade real dos indivíduos portadores de transtornos mentais (interpretados por um elenco magistral) serem novamente sociabilizados através do trabalho, do retorno à convivência fora dos muros dos hospitais e, principalmente, responsáveis mais uma vez pelo livre arbítrio próprio e por sua liberdade.

Tocando quando deve ser e engraçado quando menos se espera, Si Può Fare é um filme sincero e contundente, que desconstrói um paradigma psico-social de maneira eficiente, sem apelar para sentimentalismo raso ou críticas carregadas de anacronismos políticos. Pelo contrário, por apostar no humano a todo momentos, o filme expõe ao espectador toda a complexidade e falta de espaço que os indivíduos com transtornos mentais sofrem por parte do Poder Público, das comunidas, da família e da sociedade em geral, tudo isso através de uma história de superação pela fé em si mesmo, pela luta diário para se encaixar num mundo diferente daquele pelo qual suas mentes se relacionam, pela capacidade de viver pelas próprias mãos. 

Si Può Fare foi baseado em algumas histórias reais registradas nos anos 1980, mas apresenta uma solução tão atual que é esquisto imaginar que até hoje esta não é aplicada - muito menos difundida - em países de terceiro mundo como o Brasil. Funciona como cinema, e mais ainda, funciona como crítica social. Si Può Fare é um daqueles tesourinhos que poucos tiveram o prazer de usufruir (leia-se, assistir), mas que é mais do que indicado e com toda certeza é impossível ficar indiferente a esta obra tocante, contundente e apresentadora de boas soluções, estando assim contramão da tendência comum ao cinema, que parece ser a de apresentar problemas.

AVALIAÇÃO: 8 de 10.

Trailer:


Mais informações:

Si Può Fare

IMDb - Internet Movie Database:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Concorda com o texto? Comente abaixo! Discorda? Não perca tempo, exponha sua opinião agora!