07 março, 2012

Um Lugar Qualquer (Somewhere, EUA 2010).


"Eu sou um nada. Não sou nem uma pessoa." (Johnny Marco).
" ... " (Johnny Marco). 
Não sou fã do trabalho da cineasta Sofia Coppola (vencedora do Oscar pelo roteiro de Encontros e Desencontros), muito menos considero seus filmes grandes obras, entretanto este Um Lugar Qualquer destaca-se dentre os demais filmes da cineasta  aos quais conferi  (As Virgens Suicidas, Maria Antonieta), tendo sua força justamente naquilo que pode espantar grande parte do público não cativo da filha de Francis Ford Coppola, a introspecção.

Um Lugar Qualquer  é competente em duas frentes. Primeiro, em acompanhar o vazio e o marasmo da vida de um astro de hollywood, mostrando que sua rotina de vida nada tem de produção, de vontade própria, mas sim que este homem é, mais do que qualquer um de nós, apenas produto do meio em que vive, neste caso, a indústria cinematográfica. A segunda frente, bem mais interessante e emotiva que a primeira, abarca a renovação de sua relação com a filha adolescente e, consequentemente, sua redescoberta do sentido da própria vida. Sendo assim, é através dos momentos de convívio com a filha no qual o personagem principal desperta pela primeira vez tanto sentido de paternidade quanto da descoberta de vida em si mesmo. Complexo mas ao mesmo tempo banal. 

Sofia Coppola consegue mediar com delicadeza e calma toda a introspecção e crescimento gradual obtido pelo personagem interpretado por Stephen Dorff (Blade - O Caçador de Vampiros) - numa rara interpretação carismática -, pontuando no roteiro fagulhas de possíveis realidades do meio hollywoodiano, visto que a mesma foi praticamente concebida neste universo, possuindo assim um grau de conhecimento acerca desse maior do que qualquer um de nós. Por fim, mas não menos importante, destacaria a presença e interpretação da jovem Elle Fanning (Super 8), como a filha do personagem de Dorff, que conquista o espectador através de carisma e emoção, que transparecem através de seus belos e expressivos olhos. Um Lugar Qualquer é um pequeno grande filme, de uma cineasta senão magistral, no mínimo competente.


AVALIAÇÃO: 7 de 10.

Trailer:

Mais informações:

Um Lugar Qualquer

Bilheteria: Box Office Mojo

IMDb - Internet Movie Database:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Concorda com o texto? Comente abaixo! Discorda? Não perca tempo, exponha sua opinião agora!