29 agosto, 2013

Superman: Sem Limites (Superman: Unbound, EUA, 2013).


Nem sempre uma obra precisa ser visceral e profunda para contagiar, especialmente quando direcionada ao público jovem (infanto-juvenil) e traduzida sob a forma de desenho animado. Some-se a isso o fato desta ser baseada literalmente em uma história em quadrinhos escrita com a finalidade de agradar tal audiência, temos assim um produto final - em teoria - perfeito em sua formatação e finalidade. Superman Sem Limites, mais uma animação produzida pelo braço da Warner Bros. / DC Entertainment dedicado a este tipo de produção, segue o padrão de excelência do estúdio, tanto no âmbito estético quanto no que se refere à construção de seu roteiro, que compila com qualidade razoável as edições em quadrinhos em um longa-metragem de pouco mais de uma hora de duração. É certo que esta não se encontra entre as melhores animações produzidas pela DC Entertainment, mas ainda assim encontra-se acima do nível mediano.

Contando com a direção de James Tucker - que já havia trabalhado como diretor em algumas séries em animação da Warner, como Batman do Futuro, mas que estreia aqui em um longa-metragem - e com o roteiro de Bob Goodman (Batman, o Cavaleiro das Trevas Parte 1 e Parte 2), baseado na história em quadrinhos escrita e desenhada por Geoff Johns e Gary Frank, Superman Sem Limites pode ser resumida como um misto de história de origem -  a trama da primeira aparição do alienígena Brainiac, um dos maiores antagonistas do Superman - e porradaria clássica das HQs, pois apesar do enredo trazer elementos canônicos da mitologia do personagem título, em essência a abordagem dessa é mesmo a da aventura despretensiosa, com muitos combates e viagens espaciais. Ao contrário das últimas animações da DC, que adaptavam histórias consideradas clássicos (ou até mesmo jovens clássicos), esta animação abraça uma boa aventura, mas que não pode ser tida como irretocável ou obrigatória e talvez justamente por isto o produto final tenha saído tão interessante, já que pouco há para se comparar (particularmente não li a obra que deu origem a esta animação, mas acredito que não deva ser tão melhor que esta adaptação).

Como quase toda animação da DC, a escolha das vozes que interpretarão as personagens são de alta qualidade e aqui isto não poderia deixar de se repetir. Contando mais uma vez com Andrea Romano como diretora do elenco de vozes, Superman Sem Limites traz algumas novidades ao plantel, como o "clone" de Henry Cavill (o novo intérprete do Superman em live-action), Matt Bomer (Magic Mike), que aqui dá a voz ao personagem principal, Stana Katic (The Spirit: O Filme), como Lois Lane, John Noble (O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei) como o vilanesco Brainiac e  Molly C. Quinn (série Castle) como Supergir, além do retorno de Wade Williams (série Prison Break), que havia dublado o Comissário Gordon na adaptação de O Cavaleiro das Trevas e aqui interpreta o editor do Planeta Diário, Perry White. Todos encontram-se muito bem em seus respectivos papéis, mas dentre eles destacaria a força e postura de Noble e tomaria o trabalho de Bomer como uma grande surpresa, pois o mesmo constrói um Superman/Clark Kent para lá de carismático e inspirador, explorando muito bem seu personagem.

Como dito anteriormente, a trama de Superman Sem Limites não traz grande complexidade, nem possui uma mensagem ou sub-texto escondido, sendo basicamente uma aventura recheada de ação e de sequências literalmente explosivas, cuja missão final é a de reapresentar - no caso da animação, apresentar - um dos vilões mais icônicos da mitologia do homem de aço. Talvez o maior mérito desta produção seja a estruturação compacta e dinâmica de seu roteiro, que condensa de forma ao mesmo tempo acessível e inteligível a saga elaborada por Johns e Frank, sendo assim uma obra leve e essencialmente "quadrinhos", tal qual fora Superman/Batman: Inimigos Públicos e Superman/Batman: Apocalipse (ambas baseadas em histórias escritas por Jeph Loeb), mas cujo resultado final é, sem sombra de dúvida, muito melhor.

AVALIAÇÃO
TRAILER

Mais Informações:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Concorda com o texto? Comente abaixo! Discorda? Não perca tempo, exponha sua opinião agora!