13 novembro, 2012

Eram os Deuses Astronautas? (Erinnrungen An Die Zukunft, ALE, 1970).


"O livro que abalou as teorias convencionais de história e arqueologia"! (Chamada do cartaz promocional do filme).
As perguntas levantadas pelo documentário Eram os Deuses Astronautas?, de Harald Reinl, são ao mesmo tempo curiosas e desesperadoras, pois mesmo tendo lógica e fazendo sentido, não deixar de ser incômodo perceber que nossos "olhos" não são tão apurados, alertas e conscientes como imaginamos. Baseado na obra homônima do ufologista suiço Erich Von Däniken, um best-seller lançado no final dos anos 1960 e que vendeu milhares de cópias, este documentário tem como premissa apresentar de forma visual algumas das teorias fundamentadas por Däniken em seu livro, visitando as localidades abordadas na obra, aliada a comentários feitos pelos narradores do filme (Heinz-Detlev Bock, Klaus Kindler e Christian Marschall), além de contar com depoimentos do próprio autor do livro.

Obviamente especulativo, Eram os Deuses Astronautas? não deixa de mostrar-se curioso e despertar reflexões, até por que mais do que apresentar respostas a temas polêmicos como os advindos da crença em seres extraterrestres, o documentário procura fomentar questionamentos, mesmo que vez ou outro tente aplicar luz a determinadas curiosidades como verdades confirmadas. O maior barato da obra é o fato de utilizar o mecanismo de comparação entre culturas distintas - tanto geograficamente quanto temporalmente - da antiguidade que não só produziram feitos até hoje não completamente compreendidos pela ciência contemporânea (construções, arte, vestuário etc.), como as similaridades entre descrições de textos antigos destas e os signos presentes em suas culturas, especialmente nas peças arquitetônicas.

Trabalhando com o conceito de que os deuses há muito cultuados pelos egípcios, indianos, iraquianos, indo-americanos, dentre outros povos antigos, seriam na verdade astronautas vindos de outros planetas, planos ou galáxias, cujo objetiva era o de "instruir" estes povos, provocando um avanço intelecto-cultural nos mesmos, o documentário tenta conduzir algumas reflexões acerca do mistério de determinados elementos de coesão entre aqueles povos e símbolos e sinais existentes naquelas localidades que possivelmente apontariam para respostas quanto ao questionamento de que não estaríamos sozinhos na amplitude do universo. Inclusive utilizando passagens e referências de tomos religiosos como referência, dentre eles escrituras indianas e até mesmo o velho testamento da Bíblia Sagrada cristã.

Assim como a obra original, Eram os Deuses Astronautas? causou polêmico quando em seu lançamento, no início dos anos 1970, mas mesmo assim conquistou uma indicação ao Oscar de melhor documentário e influenciou diversos outros estudiosos a trabalharem com a temática, que por sinal não traz como foco a destituição da crença/religião perante os homens, mas sim propor um abrir de olhos a outras possibilidades viáveis, sem que para isso tenha que se abrir mão de algo. Questionador e bastante curioso, o documentário acerta ao encarar diretamente alguns dos mistérios mais fascinantes da humanidade de forma simples e concisa, mesmo que em essência puramente especulativa, mas de onde nascem as teorias se não de um singelo ato de questionamento? 

Influenciando gerações, as teorias apresentadas por Erich Von Däniken e registradas aqui pelo diretor Harald Reinl se mantém fascinantes até hoje, tanto que continuam a influenciar teorias outras de diversos segmentos de estudo, inclusive no campo do entretenimento, tendo óbvio destaque a incursão hollywoodiana em temática parecida com o filme promissor mas mal-construído Prometheus, de Ridley Scott, que bebeu bastante das obras de Von Däniken e Reinl, mas mesmo com todos os recursos e possíveis avanços teóricos acerca, não chegou nem próximo, no que se refere a coesão das ideias aplicadas, a este documentário lançado há 42 anos.

AVALIAÇÃO
TRAILER

Mais Informações:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Concorda com o texto? Comente abaixo! Discorda? Não perca tempo, exponha sua opinião agora!