13 janeiro, 2014

Matrix - Os Segredos da Produção (The Matrix Revisited, EUA, 2001).


Aproveitando o sucesso de vendas no mercado de home-video e o início das filmagens do que viria a ser Matrix Reloaded e Matrix Revolutions, a Warner Bros. e os irmãos Wachowski prepararam e lançaram este documentário que, como o título nacional adianta, promete "devendar" os segredos da produção do sucesso Matrix. Certamente as duas horas de cenas de bastidores e os depoimentos de antes, durante e após a produção do filme ajudam a compreender um pouco mais o nível de insegurança aliado a deslumbramento sentido pelos nomes envolvidos na consecução do filme, mas bem que o diretor Josh Oreck poderia ter caminhado um pouco fora da linha do convencionalismo e destacado informações que destoasse do formato "extra de DVD" que o documentário acabou abraçando (não à toa, após vender muito bem - até por que a primeira edição em DVD de Matrix foi bem fraca na quantidade e qualidade de material adicional -, este documentário foi realocado como extra das edições futuras de Matrix).

Apesar da cara "chapa branca", tem muita coisa bacana à mostra em Matrix - Os Segredos da Produção - afinal de contas, são duas horas de conteúdo -, tendo destaque as imagens e depoimentos relacionados a pré-produção do filme, onde tomamos conhecimento de que a proposta do filme já existia desde meados dos anos 1990, mas a Warner insistiu para que os Wachowski realizassem um filme menor antes de liberar a grana para esta "loucura" de ação e ficção-científica - uma das exigências dos irmãos era que eles mesmos teriam que dirigir o filme, o que não foi visto com bons olhos pelo estúdio. O filme menor dos irmãos cineastas foi nada menos que Ligadas pelo Desejo, um filme tão bom (seria melhor?) quanto o aclamado Matrix.

Didático, mas até que completo, Matrix - Os Segredos da Produção é uma boa pedida para aqueles que ficaram curiosos por descobrir quais foram os caminhos percorridos por Andy e Larry Wachowski até conseguirem transpor suas ideias em forma de cinema e quais foram as influências abraçados pelos cineastas na construção deste clássico moderno. É claro que as possíveis picuinhas não são abraçadas pelo filme de Oreck e o didatismo pode deixar a jornada de duas horas de projeção um tanto enfadonha, mas mesmo assim o documentário apresenta algumas informações bacanas de todas as etapas da produção, o que é uma boa para os cinéfilos mais curiosos. Certamente não mudará o sentimento de quem curtiu ou de quem não curtiu Matrix, mas é um prato cheio para aplacar parte da curiosidade daqueles que se encontram na primeira opção.

Quer saber quantas estrelas dei para o filme? Acesse minha conta no Filmow

TRAILER

Mais Informações:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Concorda com o texto? Comente abaixo! Discorda? Não perca tempo, exponha sua opinião agora!