30 janeiro, 2014

O Suspeito (Rendition, EUA, 2007).

"E se alguém que você ama... simplesmente desaparecesse?" (Livre tradução da frase disposta no poster promocional do filme).
Logo após ser aclamado pelo filme Infância Roubada (Tsotsi) e coroado com o Oscar de melhor filme estrangeiro em 2006, o sul-africano Gavin Hood decidiu enfrentar o cinema "hollywoodiano" ao escolher uma produção semi independente que enfrenta de frente a política de contenção terrorista norte-americana, especialmente nos primeiros anos pós atentado as torres gêmeas. Eis que somos apresentados a O Suspeito (mais uma das péssimas traduções nacionais), thriller político que discute a questão da rendição - detenção e envio de possíveis suspeitos de terrorismo a outros Estados com o intuito de "interrogá-los", sem prévia comunicação a familiares ou autoridades públicas -, prática esta bastante "popular" desde meados dos anos 1990, mas que teve seu auge após o fatídico 11 de setembro.

Tecnicamente, apesar de possuir um orçamento bem enxuto, O Suspeito é uma produção arrojada, cujo destaque pode ser dado a sua fotografia (que ficou a cargo de Dion Beebe, de Colateral), ao desenho de produção de Barry Robinson (As Crônicas de Nárnia: A Viagem do Peregrino da Alvorada), especialmente seu trabalho na fictícia república muçulmana, a qualidade do elenco - Jake Gyllenhaal (Os Suspeitos), Reese Witherspoon (Amor Bandido), Peter Sarsgaard (A Chave Mestra), Alan Arkin (Argo), Omar Metwally (Munique) e Meryl Streep (A Dama de Ferro) marcam presença - e a direção segura de Hood, que equilibra bem a tensão, o suspense e o drama com a discussão política pretendida pelo roteiro de Kelley Sane, além de extrair o melhor de sua equipe no intuito de contar a melhor história possível.

Streep e Arkin tem pouquíssimo tempo em cena, mas seus personagens são essenciais à trama e ambos, experientes como são, conseguem expor muito em pouco tempo. Sarsgaard utiliza bem sua imagem de canastrão para compor um personagem cujo comportamento pende da liderança à dúvida, Witherspoon surpreende ao entregar uma interpretação contida, porém bastante emotiva, enquanto Gyllhenhaal mostra lapsos de genialidade, comprovando que é sim um bom ator. Porém, dentre todos estes o maior destaque cai para o desconhecido Metwally, cujo papel é o mais desafiador e cuja composição do ator é tão complexa que, apesar da impressão ser sempre a de que o mesmo é inocente, mesmo assim ainda compramos a possibilidade do mesmo ser cúmplice do atentado do qual é "acusado".

Kelley Sane e Gavin Hood acabam pesando um pouco a mão no fechamento do filme - apesar do mesmo funcionar muito bem nos quesitos suspense e tensão - , que acaba perdendo um pouco do caráter denúncia e aposta numa resolução excessivamente heroica, o que não chega a estragar todo o caminho percorrido pelo filme até então, mas passa a impressão de que algo foi atropelado no meio do caminho. São muitos os personagens cujo desenvolvimento acrescentariam a história e o "principal" deles, o agente da CIA interpretado por Jake Gyllenhaal, acaba tomando uma decisão importantíssima, mas de forma pouco crível.

Detalhes a parte, continuo a indicar a O Suspeito como um filme a ser visto, pois apesar deste seguir a temática revisionista de guerra ao terror tomada pelos Estados Unidos e por grande parte dos grandes países europeus como tantos outros títulos lançados desde setembro de 2001, parece trazer um pequeno diferencial por conta de sua "pegada" independente. Pouco visto à época de seu lançamento e um tanto mal recebido pela crítica, acredito que o filme merece ser visto (ou revisto) por quem não viu o torceu o nariz, já que este pode ser considerado como o melhor trabalho de Hood (que dois anos depois viria a cometer o horrível X-Men Origens: Wolverine).

Quer saber quantas estrelas dei para o filme? Acesse minha conta no Filmow.


TRAILER

Obs.: Dentre o material extra contido no DVD de O Suspeito destaco o documentário intitulado Fora da Lei (Outlawed), que narra a história de duas vítimas da discutível rendição. Imperdível! Um trecho do documentário poder ser visto abaixo (sem legendas em português):



Mais Informações:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Concorda com o texto? Comente abaixo! Discorda? Não perca tempo, exponha sua opinião agora!