29 janeiro, 2014

Reino Escondido (Epic, EUA, 2013).


Resgatei parte da minha infância ao acompanhar o desenrolar de Reino Escondido, fantasia épica (como adianta o título original do filme, Epic) do estúdio de animação Blue Sky, mais conhecida por ser o lar da hoje saturada franquia A Era do Gelo. Baseada no livro The Leaf Men and the Brave Good Bugs (algo como Os Homens-Folha e os Besouros Bons e Valentes), de William Joyce, a animação dirigida por Chris Wedge (Robôs) pode ser categorizada como clássica, não no sentido de obra-prima, mas sim por retomar parte daquele sabor dos filmes de aventura das décadas de 1970 e 1980, aspecto este bastante raro em grande parte das produções infanto-juvenis lançadas nos últimos anos. É certo que existem inúmeras obras que abraçam tramas que envolvem viagem entre mundos - Reino Escondido nos apresenta um submundo minúsculo (a olhos humanos) que existe na natureza -, mas estas, quando bem acabadas sempre chamam a atenção, afinal de contas não é sempre que temos a oportunidade de voltarmos a ser crianças em um mundo de capa, espada, magia e perigos.

O fato de ter contado com (pasme) seis pessoas no desenvolvimento do roteiro - foram três os responsáveis pelo argumento inicial - acabou não sendo sentido durante a projeção do filme, o que é um ótimo sinal pois quando o texto de um filme acaba passando por muitas mãos geralmente acaba oscilando em qualidade, por conta dos vários direcionamentos (e entendimentos) de cada um daqueles que contribuíram em sua confecção. Felizmente não senti isso em Reino Escondido, sendo correto afirmar que James V. Hart (Contato), Daniel Shere, Tom J. Astle (Agente 86) e Matt Ember (Armações do Amor), além do de Wedge e Joyce, ajudando a dar vida a sua obra em outra mídia.

O aparato estético de Reino Escondido é fabuloso, pois tanto a caracterização e figurino dos "pequeninos" quanto as paisagens e arquitetura apresentadas são de muito bom gosto, mesmo que vez ou outra animação pareça um tanto truncada e algumas destas referências visuais não sejam inéditas, mas é perceptível o cuidado dos envolvidos em fazer o melhor com os recursos disponíveis e nada melhor do que se inspirar no que deu certo (não apenas no cinema, mas na literatura, games e histórias em quadrinhos) para formatar o universo pretendido. Bonito de se ver, mas longe de inédito, o visual desta animação pode ser posta como mais um de seus grandes atrativos. É claro que para que uma animação seja bem sucedida o cuidado com o aspecto visual deve ser prioridade, mas não custa nada elogiá-lo quando cumprido.

Apesar de não chamarem a atenção - o que pode ser bom ou ruim a depender do ângulo analisado - acho justo destacar o elenco de vozes da animação, que inclui gente como Colin Farrell (O Vingador do Futuro), Josh Hutcherson (Jogos Vorazes), Amanda Seyfried (Os Miseráveis), Christoph Waltz (Django Livre) e até mesmo a cantora Beyoncé Knowles - também responsável pela canção de encerramento do longa -, que ajudam a dar vida a alguns personagens memoráveis. Danny Elfman (Sombras da Noite) condensa seu cabedal de referências e constrói uma trilha sonora interessante, dando a energia que um filme do tipo necessita.

É certo afirmar que Reino Escondido não traz grandes novidades e aposta numa coleção de decisões pouco ousadas, mas seu equilíbrio o torna uma animação bastante divertida, especialmente para os garotos, devido ao contorno aventuresco de sua trama. A direção de Chris Wedge mostra-se segura, o visual chama a atenção e o roteiro, mesmo que não traga grandes surpresas, convence e desperta interesse suficiente para acompanharmos o filme do início ao fim sem que haja alguma queda de rendimento. Mesmo sendo bacana a animação acabou não sendo um grande sucesso de bilheteria, resultado este que pode ser essencial para a não produção de uma sequência, o que é uma pena já que o universo ecológico apresentado é mais do que convidativo para novas aventuras.

Quer saber quantas estrelas dei para o filme? Acesse minha conta no Filmow.


TRAILER

Mais Informações:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Concorda com o texto? Comente abaixo! Discorda? Não perca tempo, exponha sua opinião agora!