11 setembro, 2012

Delírios Mortais (Nomads, EUA, 1986).

"Se você nunca se assustou com alguma coisa, você se assustará com isso!" (Pretensiosa chamada do cartaz oficial do filme).
Este primeiro trabalho de John McTiernan (Duro de Matar) é uma prova de seu talento como criador e contador de histórias. Mesmo não sendo um filme excepcional ou imperdível, Delírios Mortais abriu as portas para que McTiernan se tornasse uma referência na direção de filmes de ação entre o final dos anos 1980 e o início dos 1990, visto que posteriormente a este filme o mesmo dirigiu Predador, Duro de Matar e Caçada ao Outubro Vermelho, uma trinca de excelentes filmes. Apesar de Delírios Mortais ser um filme essencialmente de suspense, já dá para notar algumas peculiaridades na condução da obra que seriam potencialmente utilizadas pelo diretor quando inserto no gênero ação.

Estrelado por Pierce Brosnan (007 Contra Goldeneye), Lesley-Anne Down (A Nova Transa da Pantera Cor de Rosa) e Ana Maria Monticelli (A Câmara Escura), o filme, que deveria chamar-se simplesmente "Nômades", traz consigo uma história que tem potencial de despertar interesse, visto que versa com lendas esquimós e mitos sobre fantasmas e aparições, mas sem "apela" para sustos, sendo construído como um filme de mistério, com alguns elementos sobrenaturais permeando a narrativa. Entretanto, apesar do óbvio toque criativo empregado por John McTiernan, Delírios Mortais nunca ousa mais ou apresenta algo de realmente interessante, resultando assim num entretenimento válido e bem alinhado, mas que possivelmente será esquecido (como já o vem sendo) pelo tempo.

Talvez o maior destaque do filme seja sua trilha musical, assinada pelo veterano Bill Conti (Rocky, Um Lutador), que carrega toda a essência dos anos 1989 numa trilha baseada em bateria, baixo e muitos solos de guitarra, que se por um lado acabam por obviamente datar o filme, por outro sagram-se como a parte mais interessante e particular de todo o projeto. Servindo mais como teste de fogo de McTiernan e comprovação de sua competência como realizador, Delírios Mortais é um entretenimento bacana, não é uma obra excepcional e não sai do lugar comum, mas é competente em sua proposta e pode render uma boa sessão de cinema.

AVALIAÇÃO:
TRAILER:

Mais Informações:

  • Adoro Cinema
  • Filmow
  • IMDb
  • Metacritic
  • Rotten Tomatoes
  • Wikipedia
Bilheteria:
  • Box Office Mojo
  • The Numbers

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Concorda com o texto? Comente abaixo! Discorda? Não perca tempo, exponha sua opinião agora!