17 dezembro, 2012

007 Contra o Satânico Dr. No (Dr. No, ING, 1962).


É sempre bom rever um filme que você não considerava tão bom e, a partir desta "segunda chance", perceber o quão errado se estava. Foi exatamente isso que aconteceu ao conferir pela segunda vez o primeiro longa-metragem estrelado pelo agente 007, James Bond e pelo seu mais querido intérprete, Sean Connery (O Nome da Rosa), 007 Contra o Satânico Dr. No, título este que reúne grande parte das características que tornaram o universo deste agente tão conhecidas ao imaginário do público. Dirigido por Terence Young (Um Clarão nas Trevas), o filme pode não ter grande cenas de ação, mas possui uma trama que desperta interesse, mesmo que seja um tanto boba e inquestionavelmente datada.

Gosto bastante da nova roupagem para os cínicos dias atuais dada por Daniel Craig (007 - Operação Skyfall), porém é inegável que o verdadeiro dono do agente é Sean Connery, tamanha a presença apresentada por este quando trajando seu "uniforme", do sorriso carregado de cinismo ao furor apresentado durante as sequências de ação. Mesmo só tendo conferido - até então - este filme com o ator como James Bond, foi mais do que suficiente para confirmar que a sua composição de James Bond é até então inigualável, o que não desmerece os demais intérpretes, mas que com certeza os deixam em segundo plano.

Ambientado em sua maior parte na Jamaica - à época uma escolha no mínimo inusitada para um filme de espionagem -,  007 Contra o Satânico Dr. No é competente ao apresentar o personagem principal ao mesmo tempo em que constrói o mistério da trama, que envolve a morte de um colega agente, energia atômica e corrida espacial, tudo entrecortado por muitas tentativas de assassinato, belíssimas bond-girls - com destaque para a mais conhecida de todas, a Honey de Ursula Andress - e um desfecho literalmente explosivo.

Mesmo que o ritmo do filme seja um tanto arrastado e os recursos técnicos serem limitados, é certo que 007 Contra o Satânico Dr. No, marco zero da franquia, representa muito bem o possivelmente que há de melhor nos filmes do agente 007, que com o tempo foram ganhando em ambição, orçamento e parafernália, mas a essência continuava a mesma da apresentada neste filme, comprovando assim que apenas a pirotecnia não resulta num bom filme de ação, já que mesmo não tendo incríveis cenas de ação, consegue manter o interesse do espectador aos acontecimentos em tela e, com um ou outro balanceamento, entretém tanto quanto à época de seu lançamento, cinquenta anos atrás. 007 Contra o Satânico Dr. No pode não ser o melhor filme da franquia, mas apresenta o melhor protagonista dela.

AVALIAÇÃO
TRAILER

Mais Informações:

Filmes da franquia 007 comentados:
Moscou Contra 007 (1963)
007 A Serviço Secreto de Sua Majestade (1969)
007 - Cassino Royale (2006)
007 - Quantum of Solace (2008)
007 - Operação Skyfall (2012)
Bilheteria:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Concorda com o texto? Comente abaixo! Discorda? Não perca tempo, exponha sua opinião agora!