19 dezembro, 2012

Killer Joe - Matador de Aluguel (Killer Joe, EUA, 2012).


É muito bom voltar a ver o cineasta norte-americano William Friedkin, responsável pelos clássicos Operação França e O Exorcista, retomando a boa forma ao aplicar seu olhar forte e diferenciado em um trabalho cinematográfico. Retomando a parceria com o dramaturgo e roteirista Tracy Letts - ambos trabalharam juntos no último (e interessante) trabalho de Friedkin, Possuídos, de 2006 -, Friedkin apresenta em Killer Joe - Matador de Aluguel uma obra visceral e violenta, recheada de humor negro e que não tem medo de se assumir como uma paródia crítica a primitividade do ser-humano, especialmente aos habitantes da terra da prosperidade (America, fuck yeah!), tão afeitos a liberdade quanto à violência. 

Ambientado no estado do Texas (mais do que conhecido por ser casca grossa e pouco afeito a modernidade dos direitos humanos), os elementos subjetivos que compõem a trama do filme cabem em qualquer cidade, estado ou nação, visto que estes abraçam nada mais do que a perspectiva de que nossa sociedade encontra-se imersa em um caleidoscópio de insegurança, permissividade, violência urbana e hipocrisia (estaria Friedkin falando da minha cidade natal?). Chocante e curioso, Killer Joe - Matador de Aluguel é daqueles filmes altamente catárticos, que te impressionam pelos socos disferidos tanto fisicamente quanto psicologicamente, especialmente ao levantar a polêmica e genérica, porém verdadeira sentença de que ninguém (pelo menos neste filme) presta. 

A direção de Friedkin apresenta-se vigorosa e altamente técnica, especialmente na forma com que o mesmo movimenta a câmera e escolhe os planos a serem captados, mostrando de uma vez por todas que, mesmo que alguns de seus trabalhos anteriores tenham pecado pela inexpressividade ou superficialidade do roteiro - A Árvore da Maldição não me deixa mentir -, a capacidade técnica do diretor é de deixar atônito aqueles mais sensíveis a construção cinematográfica. Aqui aliado ao veterano cinematógrafo Caleb Deschanel (Abraham Lincoln: Caçador de Vampiros), o diretor brilha ainda mais, construindo uma narrativa quase perfeita ao filme, deixando a técnica alinhada ao conteúdo do mesmo.

O enredo/roteiro bastante próprio escrito por Tracy Letts pode acabar não agradando a grande maioria dos espectadores, especialmente aos mais sensíveis - e quanto a isto não me refiro apenas a violência -, mas até mesmo estes devem reconhecer o fantástico trabalho realizado pelo elenco do filme, aspecto este mais do que óbvio pois William Friedkin sempre foi creditado como um excelente diretor de elenco, daqueles que sugam - literalmente - até a última gota de suor (ou equivalente) de seus comandados. Praticamente todos os principais nomes que compõem o elenco de Killer Joe - Matador de Aluguel estão no mínimo excelentes em seus respectivos papéis, mas é impossível não destacar os trabalhos de criação de personagens de Matthew McConaughey (EdTV), Gina Gershon (Ligadas pelo Desejo) e Emile Hirsch (Selvagens).

Sempre fui um entusiasta do trabalho de Matthew McConaughey como ator, principalmente após conferir o drama Tempo de Matar, dirigido por Joel Schumacher, além de sempre ser fisgado pelo carisma do mesmo em suas produções "bobas" dos anos 2000, no entanto sempre esperava que o ator retomasse aos papéis mais "trabalhados" e felizmente isto ocorreu após o lançamento do filme O Poder e a Lei, lançado ano passado. Desde então McConaughey vem colhendo elogios em cima de elogios por suas participações em Magic Mike, de Steven Soderbergh, Bernie, de Richard Linklater e, obviamente, por seu trabalho assustadoramente distinto em Killer Joe - Matador de Aluguel, onde o ator compõe um matador (como frisa o título nacional) frio, metódico e hipnotizante, com direito a olhos recheados de maldade, como bem adianta uma das personagens do filme. Indicado como melhor ator em diversas premiações, inclusive pela Associação dos Críticos de San Diego e pelo Independent Spirit Awards, McConaughey teria tudo para galgar um lugar nas premiações mainstream do Oscar e do Globo de Ouro, mas o teor do seu personagem (e do filme) aparentemente são fortes demais para tais instituições.

Gina Gershon também foi bastante aplaudida pela composição de sua personagem, inclusive recebendo recentemente o prêmio de melhor atriz coadjuvante pelos críticos de Toronto (vencendo "queridinhas" como Amy Adams e Anne Hathaway), prêmio este mais do que merecido pois sua personagem realmente é muito bem posta à trama, tendo um crescimento importante no clímax do filme, muito graças a competência da atriz. Emile Hirsch também está muito bem como o garoto perdido (literalmente) que contrata Joe (McConaughey) para um serviço mais do que questionável, que desencadeia uma série de eventos à rotina da família do personagem, formada pela personagem de Gershon, Thomas Haden Church (Sideways - Entre Umas e Outras) e Juno Temple (Os Três Mosqueteiros), que por sinal também encontram-se muito bem em seus referidos papeis. Enfim, tanto a escalação, quanto a direção do elenco do filme encontra-se perfeita.

Killer Joe - Matador de Aluguel não é um filme de fácil "digestão", sendo assim deve ser visto com  muita atenção, pois é certo que o mesmo não faz nenhuma concessão quanto ao que deve ou não ser mostrado, sendo um filme indicado para pessoas maduras, centradas e seguras de si (este última "pré-requisito" é bastante complexa), que tenham uma maior capacidade de receber informações chocantes (para os meninos, colhões mesmo). Dono de uma narrativa precisa e brilhantemente orquestrada por William Friedkin - o que dizer do tempo chuvoso e dos relâmpagos que surgem como mal presságio do que virá em seguida, do fato do cachorro só latir para o "condenado" personagem de Emile Hirsch e o destaque dado para três cruzes em determinado momento, que acaba por implicar certo número de mortes a porvir? - e com um clima/conceito que lembra bastante o do mais recente trabalho de Michael Winterbottom, O Assassino em Mim, além de carregar uma carga de humor negro que lembra filmes como Onde os Fracos Não Tem Vez, dos irmãos Ethan e Joel Coen e Cães de Aluguel, de Quentin TarantinoKiller Joe - Matador de Aluguel é, acima de tudo, a prova viva de que Friedkin continua relevante como cineasta, mesmo que os tempos sejam outros e que o cinismo ainda impere com força devastadora nos certames da indústria cinematográfica, pois é inegável que a "visão" transgressora e pessimista do cineasta continua a toda velocidade, apesar do público cada vez mais reduzido. Um filme forte e maduro, que não tem medo de apontar o dedo à cara do problema e rir dele ao mesmo tempo. Era cínica esta nossa...

AVALIAÇÃO
TRAILER

Mais Informações:
Bilheteria:
Filmes de WILLIAM FRIEDKIN comentados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Concorda com o texto? Comente abaixo! Discorda? Não perca tempo, exponha sua opinião agora!