22 dezembro, 2012

Operação Presente (Arthur Christmas, ING/EUA, 2011).



Nada mais clichê do que ver um filme de natal na época do natal, não é? Porém, como ainda não tinha conferido este lançamento natalino lançado em 2001, aproveitei a crista do momento e dei o play em Operação Presente, animação produzida pelo estúdio inglês Aardman, mais conhecido por seus trabalhos em stop-motion, como A Fuga das Galinhas, mas que aqui aposta na animação em computação gráfica, o que se mostra como uma decisão bastante acertada, especialmente pela quantidade de recursos que esta tecnologia oferece a uma produção tão "histérica" quanto a deste filme, ainda mais quando tão bem utilizada quanto foi pela diretora Sarah Smith - em sua estreia no posto - e demais membros da equipe responsável pela feitura do filme.

Contando com as vozes (e o carisma) de nomes como James McAvoy (X-Men: Primeira Classe), Jim Broadbent (A Dama de Ferro), Hugh Laurie (série House), Bill Nighy (Piratas do Caribe: O Baú da Morte) Imelda Staunton (O Despertar) e equilibrando bem os conceitos referentes a mística do natal e do Papai Noel com um clima de aventura e ação, Operação Presente é mais do que bem sucedido como entretenimento para crianças e adultos, pois resgata com perfeição o clima de magia infantil inerente ao natal (pelo menos em teoria), sem soar maçante ou desgastado. Apesar do protagonista do filme, Arthur (voz de McAvoy) ser um tanto quanto tolo e estabanado demais, possui carisma e convence como herói da aventura.

Tecnicamente Operação Presente é deslumbrante, homenageando tanto os conceitos clássicos inerentes a mitologia de Papai Noel (Broadbent) - trenó, renas, elfos (ou seriam duendes?) - quanto também inovando, tendo ótimos sacadas no roteiro que contextualizam o mais crível possível esta mitologia nos dias de hoje, utilizando para isso diversas inovações tecnológicas como ferramentas de apoio ao bom velhinho. Muitas luzes e situações frenéticas permeiam a animação, que foi originalmente lançada em 3D, o que deve ter agregado bastante a produção. Apesar de não ter sido um sucesso arrebatador de bilheteria, Operação Presente é um filme bonito e divertido, que honra os preceitos natalinos como há tempos não víamos no cinema ianque (pelo menos sem que acabe soando bobo ou deslocado).

Com uma trama que envolve a reticência do Papai Noel pela entrega do bastão do "cargo" para seu herdeiro e a busca inocente por um de seus filhos, o citado Arthur, pela consecução do natal perfeito, que não se firmaria caso uma criança no mundo deixasse de receber seu presente, Operação Presente se comporta como uma espiral ascendente, saindo da leveza e da aventura a um desfecho bastante complexo - para um filme infantil - e emocional, onde a família Noel se reconhece e encontra seu devido lugar e o espírito/magia do natal é mantido, pelo menos por mais uma geração. 

Em tempos tão cínicos quanto estes nossos, nos quais os valores morais e simples sentimentos como solidariedade e esperança são cada vez mais preteridos, é bacana deparar com uma produção tão singela e vivaz quanto Operação Presente, que soa inteligente através da simplicidade e educa sem que com isso se torne aborrecida. Vivemos na era das animações e ano após ano somos bombardeados como uma enxurrada delas à disposição nos cinemas, porém ao contrário daquelas obras que divertem a beça, mas através do riso fácil e do vazio conceitual, Operação Presente tem rosto, coração e alma, que faz conquistar criança, adulto, idoso ou moribundo, pois independentemente do ceticismo ou apatia inerente a cada um de nós, todos já fomos (ou ainda somos) tocados pela inocente magia do espírito natalino e este filme o honra em todos os aspectos. Nesta véspera de natal, antes de partir para a clássica ceia com a família, sente no sofá (sozinho ou com seus filhos) e dê de presente a si mesmo 90 minutos de boa magia, pois certamente mal não te fará. 

AVALIAÇÃO
TRAILER

Mais Informações:
Bilheteria:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Concorda com o texto? Comente abaixo! Discorda? Não perca tempo, exponha sua opinião agora!