28 abril, 2012

Irmãs Diabólicas (Sisters, EUA, 1973).


Este primeiro filme de destaque do cineasta Brian De Palma (Missão: Impossível) é um primor em termos de narrativa e técnica. Como o próprio destaque no cartaz oficial anuncia, Irmãs Diabólicas bebe muito do estilo hitchcockiano de filmar, tanto pelo estilo de câmera do diretor quanto pela trama repleta de mistério e reviravoltas, um prato cheio para os fãs do cineasta inglês. Estrelado pelas até então novatas Margot Kidder (Superman, O Filme) e Jennifer Salt (Perdidos na Noite), o filme não está preocupado com a verosimilhança ou realidade dos fatos mostrados, mas sim com o despertar do interesse do espectador pela trama e em criar uma conexão com o mesmo, aspecto este fundamental para o sucesso do filme.

Apesar de contar com efeitos especiais e maquiagem de gosto duvidoso - vale frisar que além de ter sido filmado no início dos anos 1970, o filme teve um orçamento muito baixo -, Irmãs Diabólicas é um grande filme, muito mais pelo clima da obra, que lembra um casamento entre Psicose e Janela Indiscreta, de Alfred Hitchcock, do que pelo enredo, que soa surreal e fantasioso em muitos sentidos, além de alguns furos um tanto quanto óbvios, mas que soa tão fascinante e bem filmado que acaba deixando os problemas narrativos em último plano. Além disso, há a presença de outro aspecto hitchcockiano, a presença do maestro Bernard Herrmann, autor da clássica trilha de Psicose, que faz também um grande trabalho aqui.

Talvez não haja dúvida acerca do esmero de Brian De Palma como construtor de grandes cenas, em especial seu cuidado e vasta criatividade na criação dos planos, ângulos e sequências complexas, às vezes sem corte algum, entretanto talvez agora seja claro que seus dotes tenham sido expostos pela primeira vez, de forma massiva, neste interessantíssimo Irmãs Diabólicas. Como não deixar de notar a bela condução da sequência de cenas entrecortadas do primeiro assassinato, inclusive com dois pontos de vistas apresentados simultaneamente, através do recurso de divisão de tela? Simplesmente perfeito tecnicamente. Mas como não poderia ser, visto que foi concebido pelo mestre (para muitos sucessor de outro) De Palma.

AVALIAÇÃO: 8 de 10.

Trailer:


Mais informações:

Irmãs Diabólicas (Sisters)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Concorda com o texto? Comente abaixo! Discorda? Não perca tempo, exponha sua opinião agora!