16 abril, 2012

Medo da Verdade (Gone Baby Gone, EUA, 2007).



A primeira incursão do até então ator (também roteirista, inclusive vencedor do Oscar - juntamente ao também ator Matt Damon - pelo roteiro de Gênio Indomável) Ben Affleck (Armagedon) não pode ser classificada como menos do que brilhante. Adaptação de uma obra do sempre competente Dennis Lehane (Sobre Meninos e Lobos, Paciente 67), Medo da Verdade é mais do que um filme policial, é um rico painel de debates acerca de moralidade e justiça. Desenvolvido com um clima de angústia crescente, visto que o que move a trama é o sequestro de uma criança, mas conforme esta vai sendo decupada, visualizamos um escopo complexo acerca de verdades e mentiras, um tenso jogo de perguntas e respostas que culmina com um dos desfechos mais angustiantes e delicados dos últimos anos.

Criado como um thriller, com cara de filme policial e desenvolvido como um drama, Medo da Verdade ascende a questão de gênero e se assume como arte, que procura a reflexão antes do entreter e, através do estilo de Ben Affleck como diretor e da qualidade do elenco escolhido pelo mesmo (Casey Affleck - irmão de Ben -, Michelle Monaghan, Ed Harris, John Ashton, Amy Ryan e Morgan Freeman), contribui para que o filme nunca se posicione acerca do que seria certo ou errado, este procura apenas envolver o expectador e deixar para o mesmo o julgamento de valor, ratificando assim a ideia de que para toda solução de âmbito moral, no que engloba justiça, está atado a uma linha tênue entre acerto e erro (e para quem?). 

Sendo assim, Affleck e cia. montam um painel rico, sensível e angustiante acerca de moralidade nesta brilhante adaptação da obra de Lehane, sem grandes vilões ou mocinhas, mas sim gente como a gente, fadada a cometer as coisas mais absurdas simplesmente por julgar estar mais certo do que o conceito de certo "define". Por fim, este primeiro passo de Affleck como diretor finalmente recolocou a um tanto quanto abalada carreira do astro nos trilhos, passando este então à priorizar a nova função em detrimento da atuação, decisão esta que se revelou acertada, na minha opinião.

AVALIAÇÃO: 9 de 10.

Trailer:



Mais informações:

Medo da Verdade
Bilheteria: Box Office Mojo

IMDb - Internet Movie Database:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Concorda com o texto? Comente abaixo! Discorda? Não perca tempo, exponha sua opinião agora!