01 abril, 2012

Redenção (Machine Gun Preacher, EUA, 2011).

"Em suas ações, você presta serviço ao Senhor. Ele não está interessado em suas boas intenções. Em seus bons pensamentos. Não, Ele quer suas costas, suas mãos! O seu suor! Seu sangue para derramar nas fundações que construirá o Seu reino!" (pregação de Sam Childers, personagem de Gerard Butler).
Redenção tem uma grande aproximação com o filme Repórteres de Guerra, visto que apresenta uma realidade recente de conflitos ocorridos no continente africano - no caso desse filme, a guerra civil envolvendo Sudão e Uganda - através de um olhar, digamos assim, americanizado. Dirigido pelo eclético alemão Marc Forster (O Caçador de Pipas), Redenção não é nem de longe um filme ruim, entretanto pela densidade e realidade de sua história talvez encaixa-se melhor no formato de documentário, ao invés de uma dramatização em ficção. Como optou por esta escola, o filme de Forster soa desequilibrado, visto que em sua maior parte soa tendencioso e romantizado demais, quando um retrato mais objetivo, tanto no que se refere ao retrato do pastor, quanto da realidade dos países africanos, seria mais eficaz e crível (pois é, em alguns momentos o que nos é mostrado soa irreal, apesar de ter base em acontecimentos reais e recentes).

Estrelado por Gerard Butler (300) - que parece estar seguindo a escola Matthew McConaughey de escolha de filmes, visto que alterna um filme interessante para cada cinco na escola comédia romântica boba e imbecilizada -, Michelle Monaghan (Missão: Impossível 3) e Michael Shannon (Foi Apenas um Sonho), este filme baseado em fatos reais - o personagem principal ainda atua como pastor e mercenário no país africano - sofre um pouco com o clima de "heroificação" do persogem título (Machine Gun Preacher), principalmente pelo linha tênue que o filme lida do início ao fim entre ser um título dramático de denúncia social ou um Rambo com conteúdo. Polêmcias à parte, Redenção vale como alerta e registro de mais um aspecto cruel, real e contínuo pelo qual vivem Uganda e Sudão (dentre outros países africanos), que ainda carecem de visibilidade e ajuda das demais nações, visto que seus conflitos civis estendem-se cada vez mais, tendo seu desfecho como cada vez mais distante, além de mostrar, nem que por alguns instantes e de forma ficcional, o resultado da guerra imposta pelo auto-intitulado "salvador" da região, o "terrorista" Kony (muito falado nas últimas semanas pela impressa, em especial devido a um vídeo feito por uma ONG que virou fenômeno na Internet).

AVALIAÇÃO: 6 de 10.

Trailer:

Mais informações:

Redenção
 
Bilheteria: Box Office Mojo
 
IMDb - Internet Movie Database:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Concorda com o texto? Comente abaixo! Discorda? Não perca tempo, exponha sua opinião agora!