25 abril, 2012

Sete Dias com Marilyn (My Week With Marilyn, ING, 2011).



Uma verdadeira homenagem não só ao mito Marilyn Monroe, mas ao cinema da década de 1950 - talvez o último suspiro da aura clássica da indústria -, Sete Dias com Marilyn traz como pano de fundo a primeira participação da atriz numa produção totalmente inglesa, co-estrelada e dirigida por sir Laurence Olivier (Kenneth Branagh, de Frankenstein de Mary Shelley) e os eventos que circundaram esse trabalho, em especial o breve affair de Monroe com o jovem auxiliar de Olivier, Colin Clark (Eddie Redmayne, de Cavalo de Guerra). Um filme de poucos eventos, que se apoia quase que totalmente nas performances de seu elenco, um verdadeiro colírio para os olhos de todos os entusiastas da sétima arte.

Além das magistrais participações de nomes respeitadíssimos do cinema e do teatro como Judi Dench (Notas Sobre um Escândalo), Derek Jacobi (Hamlet), Toby Jones (Capitão América: O Primeiro Vingador), Julia Ormond (Lendas da Paixão) e o já citado Branagh e de jovens promissores como Dominic Cooper (A Duquesa), Emma Watson (série Harry Potter) e o também citado Redmayne, o filme conta com a brilhante, dedicada e delicada interpretação de Michelle Williams (Namorados para Sempre) como a deslumbrante Marilyn Monroe, que transmite com perfeição e sensibilidade os contrastes desse mito tão conhecido, mas pouco compreendido, além de fisicamente lembrar muito a original - óbvios aplausos para os responsáveis pelo figurino e maquiagem da atriz.

Quanto ao enredo, Sete Dias com Marilyn não apresenta nada de fantástico. Sua trama, baseada em eventos reais, é redondinha e interessante, mas sem um brilho que a torne especial, talvez por isso a qualidade e empenho do elenco se destaque mais do que o próprio enredo. Sem grandes falhas, talvez o ponto mais baixo do filme seja o seu estilo de montagem, dono de muitos cortes bruscos, que em momentos podem chegar a atrapalhar a concentração e o entendimento do espectador.

Dirigido com capricho pelo inglês Simon Curtis, dono de grandes performances - em especial dos indicados ao Oscar por este trabalho, Michelle Williams e Kenneth Branagh -, Sete Dias com Marilyn é, mais do que tudo, uma bela homenagem ao cinema, um filme dedicado a uma musa que continua referência até hoje, mas que na verdade retrata mais do que uma simples pessoa, mas sim todo um estilo de época, uma era cinematográfica, um cabedal de artistas, uma época que não mais voltará. Um belo e bem acabado filme, que se mostra tão divertido quanto elucitativo.

AVALIAÇÃO: 7 de 10.

Trailer:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Concorda com o texto? Comente abaixo! Discorda? Não perca tempo, exponha sua opinião agora!