29 abril, 2012

Jornada nas Estrelas: O Filme (Star Trek: The Motion Picture, EUA, 1979).

"A aventura humana está apenas começando" (Chamada do poster oficial do filme).
Realmente há muita diferença nas abordagens dos filmes das séries Jornada nas Estrelas e Star Wars. Ao contrário do clima épico e de aventura desta, Jornada nas Estrelas investe mais na ambientação e no discurso, tendo como meta a "descoberta" de galáxias inexploradas em detrimento de combates e ação. Primeiro filme derivado do seriado dos anos 1960, Jornada nas Estrelas: O Filme é uma eficiente ficção-científica, que preserva o clima dos filmes clássicos dos anos 1950 e 1960 que ambientavam o espaço sideral, ao mesmo tempo em que acrescenta uma carga filosófica e científica ao seu argumento. Ademais, a não ser pelo visual incômodo, em especial o figurino, que realmente se apresenta datado, o argumento elaborado por Alan Dean Foster e desenvolvido por Harry Livingston é relativamente bem mais rico e complexo do que a maioria das ficções-científicas contemporâneas.

Dirigido pelo experiente Robert Wise (A Noviça Rebelde, O Dia em Que a Terra Parou) e estrelada pelo mesmo elenco do seriado, inclusive com as célebres presenças de William Shatner, Leonard Nimoy e DeForest Kelley (nos papéis icônicos que resumiriam suas carreiras), Jornada nas Estrelas: O Filme é um filme interessante, consciente de suas limitações, mas com esmero suficiente para deixar marcas no gênero. Entretanto, apesar do cuidado de todos os envolvidos, a ambição do filme não foi cumprida a contento, visto que o mesmo apresenta sérios problemas em sua estrutura narrativa, possuindo uma boa introdução e conclusão marcante, mas peca bastante em seu desenvolvimento quebrado e relativamente confuso. Além do elenco, é importante destacar a excepcional trilhas sonora assinada por Jerry Goldsmith (A Profecia), que criou um dos temas mais conhecidos e queridos do cinema.

Entretanto, apesar de não alcançar a perfeição e não ter os efeitos visuais mais impactantes da década de 1970 (esse posto foi alançado com sobras por Star Wars), Jornada nas Estrelas: O Filme é justamente tido como um dos marcos do gênero, conseguindo construir um entretenimento eficaz e divertido, sem deixar de abordar seu mais caro atributo, que é a discussão científica vinculada ao ser-humano. Por fim, é válido ainda destacar as presenças de dois nomes que credibilizam ainda mais a produção: o cultuado escritor Isaac Asimov (trilogia Fundação, Eu Robô) como consultor e John Dykstra (Homem Aranha), um dos responsáveis pelos efeitos visuais, hoje um dos mais respeitados coordenadores da indústria cinematográfica americana.

AVALIAÇÃO:
Trailer:

Mais informações:

Texto sobre Jornada nas Estrelas IV: A Volta para Casa (1986)

BilheteriaBox Office Mojo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Concorda com o texto? Comente abaixo! Discorda? Não perca tempo, exponha sua opinião agora!