25 maio, 2012

Donnie Darko (EUA, 2001).


Pouco visto, mas cultuado por muitos, Donnie Darko é um filme estranho. Entretanto isso não ressoa do forma negativa. O universo de referências e gêneros cinematográficos que perpassam este primeiro filme escrito e dirigido por Richard Kelly (A Caixa) é gigantesco, indo da ficção-científica ao terror, do suspense ao drama, da comédia à aventura, tudo isso de uma maneira bastante particular, onde viagem no tempo e paranoia juventil (ou mais do que isso) dão as cartas.

Contando com um superelenco em mãos, Kelly constrói uma história bem interessante, mas que infelizmente sofre um pouco quanto a claridade das ideias empregadas pelo diretor na obra. Talvez por inexperiência (Kelly tinha apenas 25 anos quando o filmou) ou propositalmente formatado para o macro entendimento do cineasta, e não necessariamente do público, Donnie Darko acaba soando complexo demais em alguns momentos, simplesmente por que fica difícil compreender o que realmente Kelly estaria querendo passar com tais cenas ou mensagens. No entanto, apesar de um ou outro atropelo, o filme mostra-se sempre interessante e pode ser tido como um dos mais criativos dos anos 2000.

Contando com uma bela atuação do ainda não-astro Jake Gyllenhaal (Amor e Outras Drogas), que interpreta o personagem título, além das presenças de Jena Malone (Sucker Punch - Mundo Surreal) - atriz esta que tem um semblante de Kristen Stewart genérica -, Drew Barrymore (As Panteras), Patrick Swayze (Dirty Dancing), Noah Wyle (Piratas do Vale do Silício) e a eterna musa do Butch Cassidy de Paul Newman e Robert Redford, além da filha da Mrs. Robinson em A Primeira Noite de um Homem, Katharine Ross, Donnie Darko é um filme criativo e interessante, cheio de mensagens subliminares e um cabedal de referências ao universo nerd/geek e a geração criada nos anos 1980. Um filme pouco visto pelo seu público-alvo, mas que merece tanto culto e discussão por este quanto obras mais difundidas como Matrix, Cidade das Sombras ou A Origem.

AVALIAÇÃO: 
TRAILER

Mais informações:
Bilheteria: Box Office Mojo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Concorda com o texto? Comente abaixo! Discorda? Não perca tempo, exponha sua opinião agora!