27 maio, 2012

Transformers (EUA, 2007).


Se você tiver plena consciência de que Transformers é um filme concebido para crianças - apesar do apelo sexual -, facilmente conseguirá apreciá-lo. Dono de um visual muito bacana e de efeitos visuais bastante revolucionários para a época - estes apresentam-se um tanto quanto irregulares quando vistos em alta-definição - e de uma enredo que, apesar de bobo, diverte pelo equilíbrio apresentado entre sequências pirotécnicas de ação, bobagens ("nerdices" e garotas) do universo adolescente e, principalmente, pelo carisma dos alienígenas robóticos.

Entretenimento assumido, Transformers é um filme legal, mas que não sai do lugar comum. Totalmente apoiado nos efeitos visuais e nas frases de efeito - muitas destas horríveis -, sagrou-se como mais um supersucesso de bilheteria para o diretor Michael Bay (Armageddon), mas também ratifica sua fama de cineasta descerebrado. Apesar disso, o maior mal do filme não é a direção vertiginosa de Bay, mas sim o roteiro repleto de momentos dispensáveis e frases bobas elaborados pela dupla Roberto Orci e Alex Kurtzman, que após o sucesso filme viriam a trabalhar no reboot de Star Trek, trabalho este infinitamente melhor do que o apresentado aqui.

Transformers não é um filme excepcional, muito menos a salvação de um gênero tão oscilante como o de blockbuster de verão (a terminologia já virou gênero), mas consegue soar divertido, mesmo com seu recheio repleto de bobagens, visto que tanto os personagens humanos (reais, mas vazios) quanto os autobots (irreais, mas mais complexos que os humanos) possuem grande carisma, conquistando assim o público infantil e os demais que queira entrar nesse universo por livre e espontânea vontade. Enfim, este  primeiro Transformers de Michael Bay é aquela bobagem assumida que rende bons momentos. Já suas (até então) duas sequências, sem comentários.

:::

Obs.: Bem legal o tema do filme composto por Steve Jablonsky (A Ilha), talvez o maior destaque do filme - os efeitos visuais já é destaque por osmose.

AVALIAÇÃO:  




Trailer:  



Mais informações:
Bilheteria: Box Office Mojo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Concorda com o texto? Comente abaixo! Discorda? Não perca tempo, exponha sua opinião agora!